Nova carta no Cais da Pedra

Avenida Infante Dom Henrique, armazém B, loja 9. Tel.: 21 887 1651. Segunda a domingo, das 12h às 00h

Para descobrir clássicos com assinatura: a celebrar nove anos de vida, o Cais da Pedra acabou de renovar o espaço e a carta, é lá que vai poder provar pratos icónicos da gastronomia portuguesa com a assinatura do chef estrelado Henrique Sá Pessoa. Com uma vista desafogada sobre o Tejo e a Margem Sul, o restaurante trocou os hambúrgueres por um menu que arranca com croquetes de novilho com queijo de cabra, ceviche de corvina ou salada de couscous com requeijão de Seia e cenouras glaceadas. As opções de peixe incluem agora o robalo com arroz de ameijoas à Bulhão Bato, crocantes filetes de polvo com arroz de feijão, chouriço e espinafres ou uma recriação do mítico Bacalhau à Brás. Nas carnes reinam o leitão confitado com puré de grelos e molho de pimenta ou o magret de pato com puré de aipo, couve e bacon. Os vegetarianos também podem sentar-se à mesa, há opções como caril de legumes ou arroz de tomate confitado com beringela e parmesão, já nas sobremesas perca-se com a espuma de pudim flan servida com gelado de pinhão e bolacha salgada.

Este arroz de tomate confitado com beringela e parmesão é uma das novidades vegetarianas na nova carta do Cais da Pedra, assinada pelo chef Henrique Sá Pessoa

Feira de Design e Decoração

Avenida Dr. António Macedo, Leça da Palmeira (Exponor). Tel.: 22 998 1400. Até domingo

Para refrescar a decoração lá de casa: se está sempre à procura de boas oportunidades para rechear a casa de peças bonitas e com selo português, saiba que este fim de semana tem de dar obrigatoriamente um salto à IDF Spring – Feira de Design e Decoração, na Exponor. O espaço vai converter-se numa montra de criadores emergentes, marcas veteranas e mais tradicionais, arquitetos, designers e decoradores especialistas em diferentes setores como cutelaria, loiça, cerâmica, tecidos, iluminação, têxtil, soluções de banho, mobiliário, fragrâncias, flores, ilustração ou papelaria. O destaque desta edição vai para a abordagens contemporâneas e sustentáveis, objetos com design de autor inovador e novidades relativas à estação primaveril. Flighting, Com Raiz, Feit Design, Maeva, Jinja Studio ou Musgo Design são algumas marcas que irão marcam presença numa feira cujo calendário inclui também talks, conferências e workshops entre profissionais do setor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mobiliário, cerâmica, iluminação e tecidos são alguns produtos com selo nacional que vai poder encontrar na Exponor

Aron Sushi

Estefânia, S. Sebastião e Saldanha (Lisboa). Tel.: 21 357 4118. Segunda a domingo, das 12h30 às 14h30; 19h30 às 22h

Para agarrar bom sushi numa morada diferente: depois de muitas viagens ao Japão para aperfeiçoar técnicas e aprender todos os truques, o chef brasileiro Aron Vargas de Almeida especializou-se na arte de fazer sushi. Na capital abriu um restaurante homónimo japonês e depois de se instalar no Saldanha e em S. Sebastião, este mês ganhou mais uma morada na Estefânia. Todos os dias o chef vai ao mercado escolher o melhor peixe e, além dos pratos habituais, a carta do Aron Sushi integra sempre algumas inovações e surpresas em temakis, nigiris, sashimis, gunkans, uramakis, hossomakis, tempuras ou chirashis. E como o que é bom também merece ser apreciado no conforto do lar, para celebrar a nova abertura e até ao final de abril, o grupo oferece um artigo e a taxa de entrega em todos os pedidos a partir de 20€ na plataforma Uber Eats. Mate os desejos por sushi e agarre-se aos pauzinhos.

Combinações tradicionais e ingredientes improváveis são alguns mimos do novo restaurante do chef Aron Vargas Almeida

Novos cocktails do Monkey Mash

Praça da Alegria, 66B (Lisboa). Tel.: 21 136 4241. Terça-feira a sábado, das 18h às 01h

Para ir até à Ásia de copo na mão: o Monkey Mash é uma paragem obrigatória para quem gosta de cocktails, combinações improváveis e apresentações dignas de registo. O bar entendido na matéria acaba de apresentar um novo menu de 16 bebidas inspiradas no continente asiático, mas com detalhes de outras culturas como o Médio Oriente ou o México, sob o tema “Unknown Flow”. Morango, tomate miso, arroz negro, don julio blanco, ojo de tigre e bonanto, coco, aipo, pimenta e cachaça ou iogurte grego, jasmin, vodka e gin são alguns casamentos arrojados servidos em copos altos e baixos. Para os acompanhar sem parcimónia, peça também alguns petiscos com influências dos quatro cantos do mundo disponíveis na sala. Há guacamole, húmus, quesadillas, tempura, tacos e, claro, boa música.

Morango, tomate miso, arroz negro, don julio blanco, ojo de tigre e bonanto. Este é um dos novos cocktails do Monkey Mash

“Banksy: Genius or Vandal”

Centro de Congressos da Alfândega do Porto. De terça a sexta-feira e domingo, das 11h às 19h. Bilhetes: entre 7,50 e os 15€.

Para conhecer um artista misterioso: inaugura este sábado uma exposição com 70 obras originais de Banksy, o artista britânico cuja identidade permanece desconhecida. Esculturas, vídeos e fotografias, pertencentes a coleções particulares, são mostradas pela primeira vez na cidade do Porto e tentam levar o público a mergulhar no universo criado pelo artista através das suas peças mais importantes e dos episódios mais polémicos que fazem parte da sua carreira invulgar e controversa. Entre as obras mais reconhecidas está a serigrafia original da série “Menina com um balão”, semelhante à recentemente destruída pelo próprio artista em uma ação inédita na Sotheby’s, a leiloeira londrina. A mostra inclui também uma instalação audiovisual especialmente criada para o evento, que pretende revelar pistas sobre o autor, questionando se Banksy será um génio ou um vândalo.

O Porto recebe pela primeira vez uma exposição de Bansky com 70 obras originais do artista britânico

Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Vários locais de Melgaço. De sexta a domingo, a partir das 10h. Entrada: gratuita

Para conhecer e provar o melhor de Melgaço: imagina um evento que junte vinhos da casta Alvarinho, fumeiro, queijos e doçaria tradicional? A Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne tudo isto em três dias numa programação repleta de sessões showcooking, provas comentadas, música ao vivo e atividades de enoturismo ou de desporto aventura no meio da natureza. Os chefs estrelados Arnaldo Azevedo, do Vila Foz, e Vítor Matos, do Antiqvum, serão desafios a dar asas à imaginação, criando proposta gastronómicas que incluam produtos locais, já o sommelier Manuel Moreira vai ajudá-lo a aprofundar os conhecimentos sobre uma das mais notáveis castas brancas ibérias, o Alvarinho. Do evento fazem ainda parte o concurso de mel, salpicão, presunto e broa de Melgaço, um quarteto de produtos que ilustra bem a diversidade do território, e um corredor de tasquinhas típicas da região com vinhos e fumeiro para consumir ao som de música ao vivo.

Vinho, enchidos e doçaria tradicional são alguns ingredientes dos próximos dias em Melgaço

Popolo

Avenida 24 de Julho, 50 (Lisboa). Tel.: 21 390 1641. Segunda a quinta, das 12h às 15h30; das 19h às 00h; sexta e sábado, das 12h às 15h30; das 20h à 01h; domingo, das 12h às 16h; das 19h às 00h

Para matar saudades de Nova Iorque: o novo restaurante da zona de Santos promete uma viagem à cidade que nunca dorme, onde o ambiente informal e descontraído é pautado por uma decoração irreverente e arrojada. Há grafittis coloridos nas paredes, mensagens provocatórias nas casas de banhos, máquinas de jogos para os mais competitivos, hits a soar na cabine do Dj e uma oferta recheada de cocktails e calorias, como se quer. Nas entradas dão nas vistas o carpaccio de novilho, os nachos caseiros com pico de gallo, queijo cheddar e abacate ou a burrata trufada com mel e tomate cherry. Os hambúrgueres em pão brioche com bacon, picanha, cebola frita e mostarda são umas das estrelas do menu, assim como os cachorros, dos clássicos, com couve roxa, cenoura, batata frita e ketchup, aos mais compostos, com creme de abacate, pimenta jalapenho, maionese chipotle, totopos, milho assado e picles. Para os amantes de pizza há combinações de cogumelos picante e espinafres ou salame picante com mozarela, já no universo das sobremesas, atente à cookie de chocolate com gelado de caramelo salgado e petazetas e ao crumble de maçã com frutos vermelhos.

Pizzas, hambúrgueres e cachorros recheiam a carta do novo Popolo, em Santos

Festival Política

Avenida da Liberdade, 175 (Lisboa). Até domingo. Reserva de bilhetes através do e-mail participa.politica@gmail.com. Entrada: limitada e gratuita

Para juntar a política ao cinema: com a guerra na Europa como pano de fundo, o Festival Política está de regresso ao Cinema São Jorge. São quatro dias de debate e combate à desinformação com humor, fotografia, documentários e mais 20 de propostas de filmes, mas também concertos, performances, debates, conversas e cara-a-cara com deputados. O objetivo é convidar à discussão e consciencialização cívica, individual e coletiva, através de várias formas de expressão política e artística. Os destaques na programação recaem sobre propostas desenvolvidas especialmente para esta edição: o espetáculo de humor “A Grande Mentira” de Hugo van der Ding que promete uma viagem aos grandes mitos e enganos da nossa história; a estreia de “A música Invisível”, de Tiago Pereira, um documentário que explora a riqueza e a influência da música cigana em Portugal ou a performance “Negras”, que junta Sílvia Barros na música e o coletivo Mulheres Negras Escurecidas e irá colocar a discussão a sua invisibilidade social e política.

Entrevista com Hugo Van der Ding, a propósito do tema da saúde mental, no hotel Pestana Palace. Lisboa, 29 de Setembro de 2021. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Hugo Van der Ding vai levar o humor ao festival que junta a política e a arte no Cinema São Jorge

Nonna Goes Crazy

Rua de Santo António da Glória, 6B (Lisboa). Terça a domingo, das 12h às 15h; das 19h às 22h30. Encomendas através do Instagram, UberEats e Boltfood & Kitch

Para se lambuzar com pasta fresca italiana: depois de em 2020 ter criado uma conta de Instagram com avós irreverentes a promoverem o consumo de pasta fresca caseira entregues ao domicílio, Matteo, o jovem italiano responsável pela Nonna Goes Crazy acabou de abrir uma morada física. Ao balcão vai poder provar massas e molhos feitos de raiz, num menu curto, conciso e altamente fotogénico, servido em caixas de cartão amarelas que também pode levar para casa. Dê início à refeição com uma focaccia com pesto de beterraba, amêndoas tostadas, lascas de queijo parmesão e manjericão fresco, em seguida escolha uma das quatro pastas disponíveis. A iconic pomodoro é composta por paccheri com molho de tomate cereja, stracciatella de burrata e pistache cremoso e crocante, a carbobora leva rigatoni com creme de abóbora, pancetta crocante, burrata e nozes torradas, já a gambaroso inclui spaghetti alla chitarra com alho e pimenta, gambas vermelhas, soja, lima e burrata. Conte com vinhos e cervejas com rótulos italianos e, claro, um tiramisù para adoçar o palato.

A pasta fresca italiana e caseira, com molhos e combinações arrojadas, ganhou um novo poiso em Lisboa

Festival Dias da Dança

Vários espaços no Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Até 1 de maio. Bilhetes: sob consulta

Para mexer o corpo e a mente: a sexta edição do DDD – Festival Dias da Dança volta a acontecer em formato presencial e nos próximos dias a programação está recheada de opções para todos os gostos e idades. Esta sexta-feira estreia no palco do Teatro nacional São João “Neve-paisagens, Máquina e Animais”, um espetáculo da coreógrafa Né Barros que junta o movimento, a música, o cinema e a arquitetura. No sábado, o Jardim de São Lázaro recebe, pelas 15h, um diálogo de artistas convidados do Balleteatro com artistas da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em “Crossing Spaces / Living Bodies”. Em Serralves, Gustavo Ciríaco & Michele Moura apresentam a performance “v a s t i d ã o”, já Piny orientará um workshop no CAMPUS Paulo Cunha e Silva tendo como ponto de partida as práticas vivenciadas na construção da peça “.G RITO”, que apresentará na segunda semana do festival. Também no sábado, pelas 19h30, e domingo, pelas 15h, no Teatro Campo Alegre, o coreógrafo brasileiro Bruno Beltrão estreia em Portugal uma nova criação que tem como base o cenário artístico brasileiro na era de Jair Bolsonaro. Beltrão revolucionou o hip-hop, conciliando estilos e posturas da dança urbana com os princípios da dança contemporânea.

Faça um roteiro e aproveite as propostas do DDD pelas ruas da cidade do Porto, Gaia e Matosinhos

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.