Derek Fowlds, um dos protagonistas da série de “Sim, Senhor Ministro” (“Yes Minister”, em inglês). Tinha 82 anos. Segundo a BBC e o Guardian, o ator morreu na manhã desta sexta-feira no hospital em Bath (Reino Unido), depois de ter tido uma pneumonia.

Fowlds nasceu em Londres e estudou na Royal Academy of Dramatic Art. Participou em várias peças, filmes e séries como “Sim, Senhor Ministro”, onde interpretava o secretário Bernard Woolley, e a série policial “Heartbeat”, com a personagem Oscar Blaketon.

Antes, foi apresentador do programa infantil “The Basil Brush Show”. A raposa que protagonizava este programa deixou uma mensagem no Twitter, a lamentar a morte do seu “melhor amigo de sempre”.

“Sim, Sr Ministro” foi transmitida em Portugal pela RTP e esteve no ar no Reino Unido entre 1980 e 1984. A sequela, por sua vez, foi entre 1986 e 1988.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os atores Derek Fowlds (à esquerda), Paul Eddington (no centro) e Nigel Hawthorne (à direita), protagonistas da série “Sim, Sr Ministro”, em 1982 (Don Smith/Radio Times/Getty Images)

“Homem encantador”, “ator incrível”, “o mais adorável homem, adorado por todos” são algumas das palavras utilizadas por atores, realizadores e apresentadores ingleses para descrever Fowlds.

“Era o homem mais encantador para todas as pessoas que conhecia. Não tinha uma palavra negativa a dizer de qualquer pessoa e era tão respeitado e adorado por todos”, afirmou ainda a sua assistente, Helen Bennett.