O porta-voz da Direção Nacional da PSP negou este sábado a informação que dava conta de duas mulheres suspeitas de estarem infetadas com coronavírus terem fugido do Hospital da Universidade de Coimbra. De acordo com Nuno Bugalho Carocha, a PSP foi alertada para o desaparecimento de duas mulheres durante a tarde desta sexta-feira e colocou em prática os procedimentos normais de busca mas acabou por concluir que tudo não passou de um “mal entendido”.

Coronavírus. Portugueses aplaudiram profissionais de saúde envolvidos na luta contra o surto

Em declarações ao Observador, o porta-voz da Direção Nacional do PSP explicou que as duas mulheres deram entrada no Hospital da Universidade de Coimbra durante a tarde desta sexta-feira com “sintomas gripais” e foram por isso colocadas numa sala de isolamento. Terá sido nessa altura que um médico — por “motivos que a PSP desconhece” — decidiu transferir ambas as mulheres para o Hospital de S. João, no Porto. As duas pacientes, que terão 62 e 32 anos, deixaram a sala de isolamento e as instalações do Hospital de Coimbra para se dirigirem para o S. João: mas a informação sobre a transferência não terá sido transmitida a todo o pessoal responsável pelas duas pacientes, o que levou à comunicação às autoridades quando deram conta do suposto desaparecimento.

O intendente Nuno Bugalho Carocha esclareceu ainda que quando a PSP encontrou as duas mulheres estas já se encontravam no Hospital de S. João, onde acabaram por contar o que se tinha passado, numa versão entretanto corroborada pelo médico do Hospital de Coimbra. Ambas as mulheres já tiveram entretanto alta hospitalar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR