São várias as marcas que têm adaptado os seus logótipos para darem força à necessidade do isolamento social, uma das normas de segurança promovidas pela Organização Mundial de Saúde e também pelas autoridades de saúde de vários países, principalmente os que estão a ser duramente afetados pela pandemia provocada pelo novo coronavírus.
A CNN Business reuniu alguns exemplos, da McDonald’s no Brasil aos anúncios da Coca-Cola em Nova Iorque, sem esquecer ainda a Audi e a Volkswagen. Mas numa altura em que várias marcas se adaptam em tempos de Covid-19 — como é o cado do grupo de luxo LVMH, que detém a Christian Dior e a Givenchy, que está a usar as fábricas de perfumes e cosmética para produzir gel desinfetante, produto que será distribuído gratuitamente pelas autoridades de saúde francesas —, há quem não veja com bons olhos a transformação dos logótipos.
Ao meio já citado, Douglas Sellers, diretor criativo da empresa de estratégia e design Siegel+Gale, diz que “a atual situação global não é uma brincadeira”. “As marcas que projetam logótipos de distanciamento social têm o potencial de diminuir a severidade do que estamos a passar”, considera. Já Brian Braiker, editor-chefe da Ad Age, diz que chegou a hora de as marcas fornecerem um “serviço real e significativo”.
Ainda assim, estes são alguns exemplos das marcas que optaram por apelar ao distanciamento social através dos respetivos logos.
McDonald’s (Brasil)
Coca-Cola (Nova Iorque)
Audi e Volkswagen
https://twitter.com/volkswagen/status/1242040878086139905
Stay at home, keep your distance, stay healthy, support each other – we are in this together. As a global company and a global community, our highest priority is to identify any opportunities to #FlattenTheCurve. Stay safe. pic.twitter.com/uwsW2JbhEu
— Audi USA (@Audi) March 20, 2020
Nike
Now more than ever, we are one team. #playinside #playfortheworld pic.twitter.com/LRLhL4FwkG
— Nike (@Nike) March 21, 2020