Esta terça-feira marca o início do terceiro período do ano letivo com as condicionantes conhecidas mas existe em paralelo um contexto onde vai ganhando força, em Portugal e em muitos outros países na Europa, a pressão para que vá existindo uma reabertura gradual da economia depois da paralisação motivada pela Covid-19.

Esse foi um dos pontos abordados na grande entrevista de António Costa na Rádio Observador desta manhã mas marca o resto da agenda do primeiro-ministro ao longo do dia. Já está reunido com 25 académicos e economistas para discutir a atual e futura situação económica e financeira do país, bem como as melhores formas para promover o relançamento da atividade fortemente afetada pelas medidas tomadas no Estado de Emergência.

Costa admite que idosos possam ficar confinados mais tempo. “Não é guetização, é proteção”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda na parte da manhã, às 10h30, António Costa lidera um encontro com o tema “Perspetivas para a Economia Portuguesa em contexto de crise pandémica”, que conta com a participação de Nuno Alves, do Banco de Portugal; Nazaré da Costa Cabral, do Conselho de Finanças Públicas; Carlos Coimbra, do INE; António da Ascensão Costa, do ISEG e João Borges de Assunção, da Universidade Católica Portuguesa.

À tarde, a partir das 15h, a discussão passará pelo “Relançamento da atividade económica em contexto de crise pandémica”, contando com a participação de Catarina Reis  e Francisca Guedes de Oliveira, da Universidade Católica;  Luís Catão e António Afonso, do ISEG; Ricardo Paes Mamede e Alexandra Ferreira Lopes, do ISCTE; Miguel Ferreira e Susana Peralta, da Universidade Nova SBE; Fernando Alexandre e João Cerejeira, da Universidade do Minho; José Caetano e Miguel Rocha de Sousa, da Universidade de Évora; Pedro Gil e Pedro Teixeira, da Universidade do Porto; Pedro Bação e Tiago Sequeira, da Universidade de Coimbra; João Amador, do Banco de Portugal; Miguel St. Aubyn, do Conselho Finanças Públicas; Ricardo Reis, da London School of Economics e Miguel Faria e Castro, da Federal Reserve Bank of St. Louis.

De acrescentar que ambas as reuniões se realizam por videoconferência, com António Costa a falar a partir da residência oficial do primeiro-ministro.