O ex-candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz contrariou esta sexta-feira a posição de Rui Rio sobre as empresas de comunicação social, dizendo que estas “não são iguais” às de sapatos, e lamentou recentes demissões no Instituto Sá Carneiro.

Numa publicação na sua conta da rede social Facebook — à qual não quis acrescentar mais nada, contactado pela Lusa -, o vice-presidente da Câmara de Cascais nunca menciona o presidente do PSD, mas manifesta, de forma implícita, a sua discordância em relação à posição afirmada publicamente por Rui Rio sobre as empresas de comunicação social.

São fundamentais numa sociedade que se quer livre e democrática. Não, não são iguais a empresas de sapatos, com todo o respeito que esse setor me merece. São fulcrais para o equilíbrio de poder, para o escrutínio permanente e para a transparência que se quer de todas as decisões tomadas pelos diferentes órgãos de poder”, refere Miguel Pinto Luz.

Na quarta-feira, em entrevista à CMTV, Rui Rio voltou a criticar os apoios previstos pelo Governo à comunicação social, que passam pela compra antecipada de publicidade paga para compensar a perda de receitas publicitárias devido à pandemia de Covid-19, dizendo discordar de uma subsidiação especial para o setor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As empresas de comunicação social são empresas iguais às que fabricam móveis, sapatos, têxteis. Se têm uma dificuldade, devem ter todos os apoios que existem para todas as empresas”, afirmou então o líder do PSD.

Rio acrescentaria mais tarde uma publicação na rede social Twitter sobre o assunto: “E equiparo também às de camisas, às de fraldas e às de máquinas de embalar. As empresas de comunicação social devem ter os mesmos apoios que todas as demais. Não devem ter nenhum privilégio especial. Com toda a frontalidade, é o que eu penso”.

Esta sexta-feira, no Facebook, Miguel Pinto Luz lamentou ainda as recentes demissões do presidente do Instituto Sá Carneiro, Luís Alves Monteiro, e do vice-presidente Mira Amaral, noticiadas pelo Observador, que refere que as saídas se deveram à falta de “suporte financeiro” para esta organização – vocacionada para a formação de quadros sociais-democratas – prosseguir a sua atividade.

“Não posso deixar, nesta fase, de dar uma palavra de solidariedade e agradecimento ao Luís Alves Monteiro e ao Luís Mira Amaral pelo trabalho que desenvolveram no Instituto Sá Carneiro. Este Instituto deveria ter um papel ativo na sociedade civil ao lançar temas, novas caras e forte debate no panorama português. Infelizmente, não é aproveitado, sendo agora alvo de forte desinvestimento”, critica Pinto Luz.

O vice-presidente da Câmara de Cascais deixa ainda uma palavra de elogio aos autarcas que têm estado na “linha da frente” no combate à Covid-19.

“O papel do autarca merece ser realçado, mas também aproveitado e potenciado. O PSD tem um conjunto de autarcas, em que destaco naturalmente Carlos Carreiras [Cascais], Salvador Malheiro [Ovar] e Ricardo Rio [Braga}, entre tantos outros, mas também o trabalho fantástico de Miguel Albuquerque, na ilha da Madeira. É património do PSD, esta qualidade de respostas. Um trabalho que merecia ser feito em rede”, aponta.

Em janeiro, Miguel Pinto Luz obteve 9,55% dos votos (3.030 votos) na primeira volta das eleições diretas do PSD, naquela que foi a primeira vez que concorreu à presidência do partido.

O vice-presidente da Câmara de Cascais ficou de fora da segunda volta, que Rui Rio venceu com 53,2% dos votos, contra 46,8% de Luís Montenegro.