Para além de haver um foco ativo de contágio na Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa (onde já morreu um utente), Caneças debate-se agora com um foco de Covid-19 no Lar da Nossa Senhora da Aparição (onde todos os funcionários e utentes estão infetados) e na Escola Secundária de Caneças.

Depois de ter sido adiantado aos jornalistas nesta manhã de quarta-feira que tinha morrido mais uma pessoa na Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa pelo presidente da união de freguesias, Manuel Varela, o autarca veio horas depois retificar a informação: afinal o doente não tinha morrido, tendo-se tratado de “um erro de comunicação”

“A confirmação que tenho é que a senhora está com uma pneumonia, internada no Hospital Beatriz Ângelo. (…) É sempre de lamentar [a informação errada da morte]; já havia pessoas a preparar-se para vir do estrangeiro para o funeral”, explicou Manuel Varela. O autarca adiantou que a informação da morte lhe chegou através do lar e da família, que iniciou “todos os procedimentos com a agência funerária para o levantamento do corpo”. “É um erro que nunca devia ter acontecido”, frisou, desconhecendo a razão do mesmo. Mais tarde, soube, através de um telefonema do hospital que a doente tinha apenas mudado de piso.

Até ao momento já morreu uma utente da Casa de Repouso da Enfermagem Portuguesa. A doente encontrava-se estável, mas durante a noite segunda-feira piorou, tendo sido transferida para o hospital Beatriz Ângelo, onde acabou por morrer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste momento estão 10 utentes desse lar internados no Hospital Beatriz Ângelo. “O quadro clínico destes doentes é médio; não tem, para já, grande gravidade, mas com o avolumar dos dias irá agravar-se, porque são pessoas com idade avançada”, disse.

Segundo o autarca, 60% das 85 pessoas infetadas — 58  utentes e 27 funcionários — do lar estão assintomáticos, pelo que os doentes já se encontram isolados dos outros. O primeiro caso positivo no lar foi o de uma funcionária, testada na sexta-feira. Ao todo já foram testadas mais de 100 pessoas.

Segundo o presidente, o lar já pediu um reforço de funcionários à bolsa do Instituto do Emprego e Formação Profissional, uma vez que neste momento os funcionários que trabalham no lar estão a fazer horas extra.

Já no Lar da Nossa Senhora da Aparição todos os 26 utentes e funcionários estão infetados, acrescentou Manuel Varela, enquanto que na Escola Secundária de Caneças as aulas presenciais do 11º e 12º foram suspensas depois de uma aluna ter testado positivo.

Manuel Varela nega, no entanto, a existência de um surto na escola, apesar de ter sido ativado o plano de contingência.

Ao todo foram detetados 112 casos positivos na região.