Se Portugal ficar fora dos corredores aéreos do Reino Unido isentos de quarentena, o impacto para a economia pode ser brutal: nomeadamente de menos 3,3 mil milhões, escreve o Correio da Manhã. Foi este o valor que os 9,4 milhões de turistas britânicos geraram no ano passado só em dormidas, segundo os dados do Turismo de Portugal.

Para o Algarve, a região do país que recebe cerca de 2,2 milhões de britânicos por ano, o “impacto seria muito negativo”, considerou Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). “Se vier a ser tomada essa decisão, será injusta e com base em critérios errados”, afirmou ainda o responsável, explicando que “os portugueses não chegam para salvar o ano, sobretudo depois de três meses em que as empresas estiveram sem receitas”.

Também o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, defendeu que “seria muito estranho” se Portugal ficasse de fora dos corredores aéreos que permitem que os britânicos possam ir de férias para uma série de destinos sem necessitar de cumprir quarentena de 14 dias quando regressarem ao Reino Unido.

Os jornais britânicos têm avançado alguns dos países que estarão na lista dos que serão incluídos nos primeiros corredores aéreos a partir do início de julho. Portugal ainda permanece na dúvida. Na sexta-feira, o ministro da Administração Interna português, Eduardo Cabrita, disse que “não há nenhuma razão” para a aplicação de quarentena no regresso ao Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta segunda-feira a secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, afirmou que o Governo está em contacto com os países emissores de turistas e que tem trabalhado para que a “observação” da realidade portuguesa “seja vista como ela é, dinâmica”.

Situação portuguesa deve ser vista por emissores de turistas como “dinâmica”, diz Governo

Entretanto, a lista dos países que era para ser anunciada esta segunda-feira só vai ser conhecida no final da semana, segundo indicou o ministro dos Transportes, Grant Shapps.

Adiado anúncio de lista de países isentos de quarentena no Reino Unido