A indignação espalhou-se como gasolina por causa do caso, a cidade de Ferguson (estado do Missouri) tornou-se epicentro dos protestos contra a violência policial e o racismo, mas volvidos seis anos e após nova avaliação a decisão vai no mesmo sentido: Darren Wilson, o polícia branco que há seis anos matou a tiro Michael Brown, um negro de 18 anos, não vai mesmo ser acusado de quaisquer crimes pela justiça norte-americana.

A decisão e o seu anúncio ficaram a cargo do novo procurador de justiça do condado de St. Louis, no estado do Missouri.

Wesley Bell, um procurador de Justiça negro que assumiu funções em 2019, volta assim a confirmar a validade de uma decisão judicial de 2015, após consulta de um grande júri e dos investigadores que se debruçaram sobre o caso logo na sequência da morte a tiro de Michael Brown, em agosto de 2014. Para a reconfirmação da decisão contribuíram cinco meses de nova avaliação do caso, com revisão de declarações das testemunhas, relatórios forenses e outras provas recolhidas à época.

Explicando a decisão agora tomada, Wesley Bell afirmou em conferência de imprensa e citado pelo The New York Times: “A questão aqui é: podemos provar sem margem razoável de dúvida que ocorreu um crime? A resposta a isso é: não”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Polícia revela nome do agente que matou jovem afro-americano e divulga vídeo que implica Brown num assalto

Como lembra o jornal norte-americano, Michael Brown tinha 18 anos e tinha acabado de terminar o ensino secundário quando teve uma altercação com Darren Wilson, numa rua tranquila e residencial dos subúrbios de St Louis. Algumas testemunhas garantiam que o jovem tinha as mãos no ar quando foi alvejado, o que causou indignação na opinião pública e motivou protestos, mas os investigadores locais e federais que voltaram a olhar para o caso dizem que os indícios sugerem o oposto.

Embora este caso represente um dos momentos mais significativos da história de St. Louis, a questão no que respeita a este polícia era realmente simples: podemos provar sem margem razoável de dúvida que quando Darren Wilson alvejou Michael Brown cometeu homicídio ou crime negligente, de acordo com as leis do Missouri? Não podemos provar que o fez”, apontou o novo Procurador, referindo que esta “é uma das coisas mais difíceis que já tive de fazer”.

Esta nova decisão, feita após o que a Associated Press descreve como uma revisão do caso feita sem grande alarido (“quiet investigation”) deverá “pôr um fim à saga legal de um caso que iniciou o crescimento global do movimento Black Lives Matter”, escreve o jornal The New York Times. Porém, também “pode reabrir velhas feridas num momento em que há uma discussão nacional intensa sobre injustiça racial e tratamento policial de minorias”, segundo a agência de notícias Associated Press.

Autópsia revela que Michael Brown foi atingido seis vezes

Os protestos que aconteceram na sequência da morte de Michael Brown em Ferguson deram origem ao movimento Black Lives Matter, que, lembra o The New York Times, já “provocou grandes alterações nas forças de policiamento da América e que forçou uma discussão renovada sobre o racismo”. Por exemplo, uma investigação anterior liderada pelo Departamento de Justiça dos EUA concluiu que as forças de segurança em Ferguson e nas comunidades circundantes regularmente violavam os direitos dos cidadãos negros no exercício das suas funções.

Este ano, os contornos da morte do cidadão negro e norte-americano George Floyd por um polícia branco, Derek Chauvin — que o asfixiou com o joelho durante quase oito minutos quando este já estava algemado, a suplicar pela vida e a dizer que não conseguia respirar —, motivaram um desfecho distinto. Duas autópsias concluíram que a morte de George Floyd fora um homicídio e Derek Chavuin foi acusado (em tempo recorde, apenas quatro dias depois do caso) dos crimes de homicídio em segundo e terceiro grau e homicídio negligente em segundo grau.

Minneapolis está a arder (e o Presidente está a deitar mais gasolina na fogueira)