454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Violência Policial

Brasil

Organizações pedem especialistas da ONU no Brasil

Em carta aberta, mais de 100 organizações pediram o convite do novo mecanismo da ONU sobre justiça e igualdade racial na segurança pública por parte do Brasil.
Estados Unidos da América

Agente que matou Daunte Wright condenada a 2 anos

A agente que gritou "taser" antes de alvejar a tiro um afroamericano de 20 anos foi condenada a 2 anos de prisão por homicídio por negligência. Houve "fatores mitigadores" que reduziram a pena.
Estados Unidos da América

Daunte Wright. Antiga agente considerada culpada

O afroamericano foi morto durante uma operação de trânsito, quando estava prestes a ser preso. A defesa da antiga polícia era de que pretendia usar o taser e, por engano, disparou a arma.
Estados Unidos da América

Minneapolis vota contra desmantelamento da polícia

Muitos acreditam que o fim da polícia em Minneapolis seria necessário para acabar com a violência policial contra afro-americanos. 56% dos eleitores acabaram por votar contra em referendo.
Nigéria

Nigéria vai impedir protestos contra polícia

Comissário da polícia de Lagos afirmou que recebeu dados sobre "planos clandestinos de alguns jovens, indivíduos ou grupos para embarcar" em manifestação e alertou os que poderiam planear fazê-lo.
PSP

MP. Detenção de mulher na Amadora foi "ilegal"

PSP Carlos Canha é acusado de 1 crime de injúria agravada, 3 de ofensa à integridade física agravada, 3 de sequestro agravado e 1 de abuso de poder, no caso que envolveu mulher negra e 2 testemunhas.
Irão

Irão usa força excessiva contra manifestantes

Amnistia Internacional declarou saber da morte de pelo menos oito manifestantes ligados à escassez de água na região do Cuzistão. ONG's pedem respeito pelos direitos humanos.
Violência Policial

Violência policial mata 825 pessoas na Venezuela

ONG Lupa Pela Vida (LPV) destaca ausência de uma política de segurança cidadã orientada para preservar a vida e causar o mínimo dano físico possível. Destacaram ainda que a polícia nunca é sancionada
República Checa

Morte na Rep. Checa comparada à de George Floyd

Vídeo mostra polícia com o joelho no pescoço de um homem de etnia cigana. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a morrer na ambulância depois de ter sido detido com violência.
Canadá

Polícia criticada por técnica que lembra Floyd

Atuação policial, que traz à memória a morte de George Floyd, nos EUA, está a ser criticada por ativistas e políticos no Canadá. Polícia diz que jovem estava armado, mãe questiona violência policial.
Atualidade

Colômbia. Violentos protestos já fizeram 24 mortos

Milhares de colombianos enchem as ruas em protesto contra o governo e a violência policial. As manifestações duram há uma semana. Já mais de 20 mortos e de 900 feridos.
Estados Unidos da América

Revelado vídeo de jovem negra baleada por polícia

Ma'Khia Bryant ameaçou duas pessoas com uma faca, acabando por ser baleada quatro vezes pelo agente Nicholas Reardon. Autoridades abriram investigação ao caso. "É uma tragédia", diz chefe da polícia.
Atualidade

"As ruas são nossas". Confrontos há 4 dias nos EUA

Continuam os confrontos entre manifestantes e autoridades, no Minnesota. Há dezenas de detidos. O motivo é a morte do afro-americano Daunte Wright às mãos da polícia. Agente terá disparado por engano.
Estados Unidos da América

Terceira noite de protestos contra morte de negro

Demissão de agente da polícia que matou afro-americano não foi suficiente para conter protestos, que levaram à detenção de 60 pessoas. Procuradores anunciam esta quarta-feira se vão acusar Kim Porter.
Violência Policial

Agente que matou afro-americano apresenta demissão

Kim Potter, que diz ter disparado sobre Daunte Wright por engano, entregou a sua carta de demissão. Tim Gannon, o seu superior, fez o mesmo. Ainda assim, as mesmas ainda não foram aceites.
Estados Unidos da América

Floyd. Namorada diz que lutavam contra o vício

Sentimentos de culpa e de impotência foram destacados pelas testemunhas no julgamento do polícia acusado de matar George Floyd. A namorada contou como tentavam combater o vício em opioides.
Estados Unidos da América

Julgamento: Chauvin assassinou Floyd, diz acusação

Acusação mostrou aos jurados o vídeo com mais de nove minutos em que o afro-americano diz 27 vezes que não consegue respirar, até morrer. Defesa de Chauvin diz que força usada foi "necessária".
Violência

Chefe da polícia de Londres afasta demissão

Primeiro-ministro diz-se "profundamente preocupado" com o caso, mas chefe da polícia ataca "treinadores de bancada". Suspeito pelo homicídio de Sarah Everard é daquela polícia.
Grécia

PM grego promete medidas contra violência policial

Mitsotakis pediu desculpa às vítimas da violência e anunciou novas medidas: todos os agentes terão de transportar uma câmara, será melhorada a avaliação psicotécnica e será criado um gabinete especial
Grécia

10 polícias gregos feridos em confrontos em Atenas

Três agentes tiveram de permanecer hospitalizados, um deles gravemente ferido após manifestantes o terem derrubado enquanto conduzia uma mota. Manifestantes protestam contra uma intervenção policial.
Filipinas

ONU preocupada com violência nas Filipinas

Nove pessoas foram mortas em operações que alegadamente tinham como alvo rebeldes comunistas. Segundo a ONU, os assassínios, a ativistas, ocorreram durante operações policiais e militares, no domingo.
Angola

Dezenas de manifestantes detidos em Luanda

Manifestantes acusam a polícia de ter detido dezenas de pessoas e de ter alvejado duas. Os cerca de 30 ativistas protestavam contra a violência policial em Cafunfo quando a polícia, armada, interveio.
Angola

Polícia angolana rejeita proporcionalidade

Comandante-geral da Polícia defendeu o uso de "meios desproporcionais" para responder efetivamente contra ameaças ao Estado. Para Paulo de Almeida, a resposta da polícia foi em legítima defesa.
Angola

Cafunfo. Ministro angolano elogia ação da polícia 

Governante diz que os manifestantes invadiram a esquadra com "indumentária de rituais tradicionais e supersticiosos”. E defendeu mesmo que não há conversa com "essa gente".
Angola

Organização pede investigação urgente a massacre 

Human Rights Watch critica a ausência de "resposta aceitável" do Governo e diz que houve "claramente um excesso de força" das autoridades contra uma manifestação "tida como pacífica" em Cafunfo.
Violência Policial

Polícias não podem investigar próprios agentes

De acordo com o Jornal de Notícias, a procuradora-geral da República emitiu uma diretiva que obriga investigação a ser feita diretamente pelo MP. Se não for possível, deve ser outra força policial.
Brasil

Impunidade é a maior causa de violência policial

Human Rights Watch aponta a impunidade como a principal causa da violência da polícia no Brasil. ONG recordou que "80% das vítimas" são "pessoas negras". Solução poderá passar pelo controlo da polícia
Noticiário

8h. Medina sobre Cabrita: "Tom não foi adequado" 

Presidente da CM Lisboa critica "insensibilidade do estado em relação à viúva face à transladação do corpo e à indeminização". Cabrita devia ter tomado a liderança política do processo"
Polícia

A demagogia em torno da violência policial

Questionamos o SNS de cada vez que um médico falha? Pomos em causa a justiça por causa de um juiz corrupto? Porquê então a desconfiança em torno das forças policiais de cada vez que um agente erra?
Paris

Polícias franceses suspensos por espancarem negro

O caso surgiu quando o portal na Internet Loopsider publicou imagens que mostram um homem negro, identificado como "Michel" espancado por polícias à entrada de um estúdio de música em Paris.
Colômbia

Colômbia. Manifestações contra violência policial

Os protestos contra a violência policial voltaram às ruas colombianas na segunda-feira, após uma primeira vaga de manifestações pela morte de um homem com choques elétricos da polícia.
Venezuela

Venezuela. Policias e militares assassinaram 1.611

Organização Não-Governamental Programa Venezuelano de Ação Educativa em Direitos Humanos acusou polícias e militares da Venezuela de terem assassinado 1.611 pessoas nos primeiros seis meses de 2020.
Violência Policial

Revelado nome do polícia que alvejou Jacob Blake

"Enquanto segurava a camisa do Sr. Blake, o oficial Rusten Sheskey disparou a sua arma de serviço sete vezes", anunciou a polícia de Kenosha. Nenhum outro oficial disparou.
Violência Policial

Kenosha. Protestos evoluem para saques e chamas

Protestos pacíficos da tarde transformaram-se, apesar do recolher obrigatório, em imagens de destruição. Cidade do Wisconsin está a ferro e fogo após um homem negro ter sido alvejado pela polícia.
Violência Policial

Revelado o vídeo da detenção de George Floyd

"Daily Mail" teve acesso a um longo vídeo filmado com as câmaras de corpo de um dos polícias que detiveram George Floyd. O vídeo não é aconselhável a pessoas mais sensíveis.
Estados Unidos da América

Polícia que matou Michael Brown não será acusado

Em 2014, a morte a tiro de um negro de 18 anos por um polícia branco tornou Ferguson epicentro de protestos antiracistas. Seis anos depois, continua a não ser possível provar que houve um crime.
Estados Unidos da América

AR aprova voto de pesar pela morte de George Floyd

O parlamento aprovou esta terça-feira um voto de pesar pela morte do afro-americano George Floyd pelas mãos da polícia norte-americana, a 25 de maio passado.
Brasil

Vídeo de detenção no Brasil comparado ao de Floyd

Polícia imobilizou suspeito até ele perder os sentidos, em São Paulo, e levou-o inconsciente para o posto policial. Ação policial foi captada por vizinhos que publicaram as imagens nas redes sociais.
Brasil

Racismo. Realizadora afirma não entender Brasil

Para a realizadora brasileira Eliza Capai, é inconcebível que os brasileiros não tenham saído às ruas de forma "massiva" e "violenta" contra o racismo e violência policial.
Música

Para Akinmusire, os protestos soam a blues

O trompetista tem um disco novo e em entrevista usa os blues como metáfora para as dores dos americanos negros. Pode ser uma luta inglória, mas quem a faz, fá-la na mesma: para expurgar as dores.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.