Equipas da Câmara de Lisboa e da área da saúde vão voltar a visitar todas as escolas públicas da cidade a partir de quarta-feira para “traçar novas estratégias de proteção” devido à pandemia de Covid-19.

Segundo disse à Lusa esta segunda-feira fonte do gabinete do vereador responsável pelo pelouro da Educação, Manuel Grilo (BE, partido que tem um acordo de governação da cidade com o PS), nas visitas estarão presentes os delegados de saúde locais, proteção civil e serviços de educação.

O objetivo será traçar novas estratégias de proteção com os agrupamentos de escolas e com todas as entidades intervenientes nas escolas, como as CAF [Complemento Apoio à Família] e as AEC [Atividades Extra-Curriculares])”, referiu a mesma fonte.

Em junho, já tinham sido realizadas visitas aos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo e, durante o mês de agosto, realizaram-se vistorias em todas as escolas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa reunião do executivo camarário realizada no final de julho, o vereador com o pelouro da Educação adiantou que as vistorias tinham como objetivo a verificação do cumprimento dos planos de contingência, a retificação de quaisquer irregularidades, como salas de isolamento em locais errados, e o mau funcionamento de equipamento essencial.

Relativamente ao funcionamento dos refeitórios escolares, Manuel Grilo admitiu na altura que as normas que foram definidas são “particularmente exigentes” e que esses equipamentos “dificilmente poderão funcionar tal qual funcionaram em anos anteriores”.

Esta segunda-feira, as aulas do 1.º ciclo da Escola Básica das Laranjeiras foram suspensas devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a Covid-19.