Nas últimas horas publicações na rede social Twitter de Alexandre Poço, que remontam a 2013, tornaram-se virais com centenas de partilhas. Nelas, o atual líder da JSD desvalorizava, por exemplo, a participação de mulheres em reuniões que considerava serem “25% de perda de tempo”.

Publicação no Twitter de Alexandre Poço, entretanto eliminada

Apesar de ainda ser possível ler as publicações partilhadas por outros utilizadores, Alexandre Poço removeu nas últimas horas os post mais polémicos e, já depois de uma primeira publicação a pedir desculpa, partilhou uma nota mais extensa no Facebook.

Na publicação, o líder da JSD reconhece que as publicações foram feitas quando tinha “19, 20 e 21 anos” quando usava a rede social “para comunicar com amigos e colegas da faculdade”. “Todos já fizemos publicações de que nos arrependemos”, escreve Alexandre Poço mas assume que “as circunstâncias em que disse não servem como desculpa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É por isso que me dirijo a todos vocês com um enorme pedido de desculpas. Mas não é por isso que irei atirar a toalha ao chão na minha batalha por um Portugal onde os jovens tenham Voz e Futuro”, escreve acrescentando (citando Sá Carneiro) que não irá passar a ser “um político de café”.

No final da manhã de hoje, fui confrontado com uma série de tweets meus antigos. Muitos deles retirados do contexto e…

Posted by Alexandre Poço on Thursday, October 15, 2020

“Quero frisar com toda a clareza: não sou machista, misógino ou racista. Sempre defendi intransigentemente o princípio da igualdade e combato todas as formas de discriminação. Já o disse e volto a dizer: tenho um enorme orgulho de ter sucedido a uma grande Mulher na JSD e de ter disputado a liderança também com outra grande Mulher, minha colega de bancada na Assembleia da República”, diz Poço referindo-se a Margarida Balseiro Lopes e a Sofia Matos.