Joe Biden elegeu Pete Buttigieg, ex-adversário nas eleições primárias do partido Democrata de 2020, para ocupar o cargo de secretário dos transportes, avança esta terça-feira a CNN. Caso se confirme, Buttigieg vai ser o primeiro membro da comunidade LGTBQ a estar à frente de uma pasta no gabinete presidencial.

Ex-mayor da pequena cidade de South Bend (Indiana) entre 2012 e 2020, Buttigieg candidatou-se às primárias do partido Democrata, mas desistiu em março — apoiando, posteriormente, Joe Biden.

Segundo a CNN, Joe Biden deverá desenvolver um novo pacote bipartidário de medidas para as infraestruturas — e será uma oportunidade para Buttigieg mostrar o seu valor, uma vez que não desempenhou qualquer cargo a nível federal. 

Buttigieg também esteve apontado para ser o embaixador norte-americano junto às Nações Unidas e secretário do comércio.

Outros nomes fortes do partido Democrata foram apontados ao cargo de secretário de transportes — como Rahm Emanuel (mayor de Los Angeles) ou Gina Raimondo (governadora de Rhode Island).

Joe Biden mantém uma excelente relação com Buttigieg, chegando mesmo a compará-lo, em março, com o filho Beau Biden: “É o melhor elogio que eu posso atribuir a qualquer homem ou mulher”, disse na altura o futuro Presidente norte-americano.

Na segunda-feira, o Colégio Eleitoral confirmou a vitória de Joe Biden, que toma como posse como Presidente a 20 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR