Com a descoberta da nova variante do coronavírus no Reino Unido, que pode ser até 71% mais transmissível, vários países estão a aplicar restrições às viagens que daí partam. Agora, foram os EUA a decidir nesse sentido. Segundo o The New York Times, os passageiros que chegarem do Reino Unido só podem entrar nos EUA se apresentarem um teste negativo, feito até 72 horas antes da viagem. A decisão foi anunciada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e entra em vigor na segunda-feira. Aplica-se tanto a norte-americanos como a cidadãos estrangeiros.

“Este requisito de testagem adicional fortalecerá a proteção dos americanos para melhorar a sua saúde e segurança e garantir viagens internacionais responsáveis”, adiantou o CDC em comunicado. Se um passageiro escolher não fazer o teste, “a companhia aérea deve negar-lhe o embarque”.

Nova variante do Reino Unido pode ter-se tornado dominante por acaso

Esta decisão representa uma mudança face ao que Donald Trump tinha estipulado inicialmente: que o governo não iria obrigar à testagem de viajantes oriundos do Reino Unido.

A decisão de criar restrições à entrada de viajantes do Reino Unido está a ser implementada por diversos países, depois de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ter revelado que a nova variante do coronavírus pode ser até 71% mais transmissível. No domingo, o Governo português decidiu que apenas os residentes em Portugal ou os cidadãos portugueses (e seus familiares) vindos do Reino Unido podem entrar em território nacional, mas com um teste negativo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR