Sociologia
Prémios e Galardões

Sociólogo ganha Prémio Princesa das Astúrias

194
Nascido em Cuba em 1944, Alejandro Portes é considerado um dos sociólogos de maior prestígio e membro da Academia Americana das Artes e das Ciências e da Academia Nacional das Ciências dos EUA.
Cultura

Pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Prado Coelho /premium

Porque é que um método das ciências sociais acaba por se transformar na grande forma de legitimar a esquerda? Carlos Maria Bobone aborda a questão no terceiro de uma série de cinco artigos.
Entrevista

Maria Filomena Mónica vem ao Observador

A socióloga reeditou a sua autobiografia, "Bilhete de Identidade". Vai ser entrevistada em direto na redação esta terça-feira a partir das 15h30. Envie-nos as suas perguntas para leitor@observador.pt
Sexismo

"Infiltrada" revela assédio nas universidades

3998
Uma investigadora esteve "infiltrada" nas universidades portuguesas para trazer à luz uma realidade de bastidores, só conhecida de estudantes e docentes: discriminação e assédio na academia.
Jovens

30 anos, sem "anel" nem emprego fixo. Importa?

16384
Chegam a um aeroporto como quem chega a uma paragem de autocarro. Têm trinta ou à volta disso, cursos e mestrados, mas falta "o anel" e o "emprego estável". Como é, afinal, ser millennial?
Sociologia

Are sisters doin' it for themselves?

436
Vários estudos indicam que parece as mulheres não suportam ser ultrapassadas por outras mulheres. Mais: assim de repente, parece que a irmandade masculina é mais coesa do que a feminina.
Óbito

Morreu o sociólogo Paquete de Oliveira

601
O sociólogo e provedor do leitor do jornal Público morreu este sábado em Lisboa aos 79 anos. Era presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior.
Cultura

Morreu a historiadora Maria de Fátima Patriarca

154
Nasceu em 1944 e foi autora de, entre outros títulos, "A Questão Social no Salazarismo" e "Sindicatos contra Salazar. A revolta do 18 de Janeiro de 1934"
História

As impressionantes tatuagens das damas antigas

2379
Liberdade. Nos loucos anos 20, uma mulher tatuada estava a fazer-se ouvir. E algumas faziam-no alto e bom som, com imagens que cobriam o corpo inteiro. Vejas tatuagens impressionantes de outrora.
Redes Sociais

Facebook não é para introvertidos

Uma rede social como o Facebook parece perfeita para quem tem maior dificuldade em socializar. Mas um estudo diz que não é bem assim.
Cultura

O motivo do pequeno-almoço

Ninguém deixou nunca de ver uma única telenovela por causa de argumentos sociológicos ou políticos ou estéticos sobre os seus hábitos. Insultar os costumes da maioria é uma forma de loucura inútil.
Comportamento

As (muitas) vantagens de estar sozinho

11807
A amizade ganha novo sabor, a criatividade e capacidade de liderança aumentam. É na solidão que está a liberdade. E a capacidade de ouvirmos a mente sem ruído, dizem os especialistas.
Infidelidade

Afinal, quem trai mais? O dinheiro pode explicar

Um estudo feito com dados de mais de duas mil pessoas verificou que o membro dependente do casal tem mais tendência para trair o elemento que mais contribui para o rendimento familiar.
Felicidade

Sim, sou feliz! Mas porquê?

453
Uma bailarina que tem apenas uma perna, um militar que participou em missões de paz e dois desempregados contam por que são felizes. Afinal, o que é a felicidade?
Empreendedorismo

Mas o que é, afinal, o empreendedorismo social?

592
A expressão está na moda mas é uma atitude e uma forma de estar na vida que nasceu há muitos, muitos anos.
Jogos

Misoginia nos jogos de vídeo: Verdade ou Mito?

As mulheres nem sempre são bem vindas no "mundo masculino" dos videojogos. João Candeias da Rubber Chicken explica porquê.
Alimentação

“Não quero animais no meu prato”

265
Podem comer queijo, ovos ou peixe, mas a base são os produtos de origem vegetal e a qualidade é o principal requisito. Gerem a situação com família e amigos e são flexíveis sempre que necessário.
Sociologia

Queni Oeste em Coimbra. Quem?!

388
O espectáculo “Há Palavras que nasceram para a porrada” une em Coimbra quatro rappers e um sociólogo bem conhecidos. Ou une rappers que são também sociólogos e um sociólogo com uma alma rap. Confuso?
A página está a demorar muito tempo.