Jorge Jesus vai falhar o encontro desta quinta-feira entre o Benfica e o Belenenses SAD na Luz, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, por estar ainda a recuperar de uma infeção respiratória. A dúvida agora prende-se com a possibilidade de poder ou não voltar no próximo jogo dos encarnados, em Alvalade, para a Liga.

Benfica confirma que Jorge Jesus tem infeção respiratória. Presença do técnico no banco com Belenenses SAD em risco

“O Sport Lisboa e Benfica informa que Jorge Jesus apresenta um quadro clínico estável, encontrando-se nesta altura a aguardar pelo resultado de testes que permitam clarificar a origem da infeção respiratória. Nesse sentido, o treinador não estará hoje no banco a orientar a equipa nos quartos de final da Taça de Portugal, sendo esse papel assumido pelo seu adjunto, João de Deus”, anunciou o clube em comunicado. O Observador sabe que, se fosse pelo técnico, estaria na mesma presente mas acabou por acatar os conselhos médicos no sentido inverso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O técnico já não deu o treino na manhã desta quarta-feira, tendo passado várias horas no Hospital da Luz a fazer exames médicos de diagnóstico e complementares para confirmar a infeção respiratória. Terá sido nessa fase que a hipótese de se tratar de uma pandemia foi inicialmente despistada. Ainda assim, e perante todos os testes para a Covid-19 negativos apesar dos sintomas, continuaram os exames para perceber a origem da infeção.

Além da febre, o treinador tem também tosse e dores no corpo, sintomas compatíveis com o novo coronavírus mas com outra origem tendo em conta os sucessivos testes negativos feitos por Jorge Jesus. A situação tem vindo a arrastar-se nos últimos dias, com Jesus a minimizar junto da equipa os sintomas numa fase mais conturbada, não só pela parte desportiva mas sobretudo pelas várias ausências registadas que foram abalando o grupo.

De acrescentar que, na passada terça-feira, véspera do jogo com o Sp. Braga para a meia-final da Taça da Liga, o técnico ficou em isolamento à tarde após apresentar alguns sintomas mas os três testes feitos em 24 horas deram sempre negativo. Assim, Jesus esteve no banco da equipa (onde não estava qualquer outro elemento da equipa técnica, infetados no surto de Covid-19 que assolou a equipa profissional dos encarnados). Na segunda-feira, no jogo com o Nacional, o treinador voltou a marcar presença no banco mas debilitado no estado de saúde.

Desta forma, o técnico não estará naquele que marca o 350.º jogo no comando dos encarnados, bem à frente dos 269 de Jarnos Biri, sendo substituído pelo adjunto João de Deus, que já no Brasil, no Flamengo, substituiu o número 1 da equipa técnica num encontro em que Jesus estava de fora por castigo (contra o Bahia).