As autoridades norte-americanas ponderam reduzir de dois para um metro a distância social recomendada para limitar a propagação de Covid-19, o que tornaria mais fácil reabrir escolas, disse este domingo o imunologista Anthony Fauci.

Segundo adianta a agência noticiosa AFP, o assessor da Casa Branca para a pandemia indicou que as autoridades sanitárias norte-americanas “têm tomado conhecimento dos dados recolhidos, que parecem cada vez mais indicar que tal distância é suficiente em certas condições”.

“As autoridades sanitárias estão a analisar a questão e posso garantir que, dentro de um prazo razoável, serão feitas recomendações de acordo com os dados de que dispõem”, disse Fauci à cadeia de televisão CNN.

O “Beth Israel Deaconess Medical Center” da Universidade de Harvard divulgou, na quinta-feira, um estudo realizado em 251 escolas em Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos) que compara distâncias mínimas de um metro para outras de dois metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com as conclusões do estudo, não existe diferença significativa no número de casos registados nas duas distâncias, desde que seja respeitado o uso da máscara pelos alunos.

“O obstáculo mais importante para uma reabertura total das escolas é a obrigatoriedade de distância de dois metros, porque não temos o espaço, nem o pessoal necessário para trazer todos os alunos [para a escola] cinco dias por semana”, confidenciaram Thomas Putnam e Mark Elledge, funcionários académicos do Estado de Nova Iorque, em carta enviada em fevereiro às autoridades locais.

Um ano após o encerramento, a reabertura de escolas varia muito entre os diferentes Estados norte-americanos, bem como entre escolas públicas, privadas e religiosas.

Em Nova Iorque, o maior distrito escolar do país, as escolas começaram a reabrir gradualmente em dezembro. No Texas, as autoridades estaduais deram orientações às escolas para a instrução presencial.

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a principal Agência Federal de Saúde, estão a pressionar para que haja o retomar das aulas para 55 milhões de alunos do ensino público, alegando ainda que não deveriam estar os professores condicionados pela vacinação.

Quase 69 milhões de norte-americanos já receberam uma dose ou mais da vacina contra a covid-19, ou seja 26,6% da população adulta.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.649.334 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.