O Bloco de Esquerda de Lisboa já escolheu o nome que deverá levar à corrida pela Câmara Municipal da cidade, nas eleições autárquicas deste ano. O partido quer apostar em Beatriz Gomes Dias, deputada eleita por Lisboa e ativista, com experiência autárquica anterior na Assembleia Municipal e na assembleia de freguesia de Arroios.

Na noite desta segunda-feira, a coordenação da concelhia de Lisboa discutiu e apresentou o nome ao plenário de aderentes do Bloco de Esquerda na capital. Na reunião, que é virtual, foi proposto o nome de Beatriz Gomes Dias, apurou o Observador. Em segundo lugar na lista deverá aparecer o nome de Ricardo Moreira, atualmente presidente da concelhia de Lisboa. Já a lista para a Assembleia Municipal será encabeçada pela deputada Isabel Pires, seguida pelo advogado Vasco Barata.

Segundo as informações apuradas pelo Observador, a decisão, tomada nas últimas duas semanas, envolveu o núcleo duro do partido e foi tomada no sentido de apresentar Beatriz Gomes Dias como uma aposta forte e capaz de resistir à previsível bipolarização da corrida autárquica em Lisboa, que já conta com os nomes de Fernando Medina, pelo PS, e Carlos Moedas, que encabeça uma coligação de direita alargada.

Com mais um fator à mistura: o nome surge também como uma figura capaz de ajudar a afastar o fantasma de Ricardo Robles, que o partido quer manter bem longe desta campanha, uma vez que Gomes Dias não esteve ligada à candidatura do vereador que acabou por se demitir por ter sido noticiado o seu envolvimento num caso de especulação imobiliária em Lisboa. O Bloco espera, assim, mostrar que resolveu o trauma Robles.

Depois da reunião desta noite, e conforme se lê num e-mail enviado aos militantes locais, acontecerá a “votação presencial” das listas na sede nacional do Bloco de Esquerda, em Lisboa, durante esta terça e quarta-feira. No final de quarta os resultados da votação serão então enviados aos “camaradas de Lisboa”, “após escrutínio”, remata o texto.

Beatriz Gomes Dias foi eleita deputada pela primeira vez nesta legislatura, pelo círculo eleitoral de Lisboa. Segundo a sua página no Parlamento, tem 39 anos e é professora, além de ativista e membro da associação SOS Racismo. Neste momento, integra a Comissão de Assuntos Europeus, é vice-presidente e coordenadora na Comissão de Cultura e Comunicação, além de trabalhar como suplente na Comissão de Assuntos Constitucionais e na Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR