A partir de Abril, os condutores do novo Fiat 500 eléctrico vão passar a ser premiados pelo seu estilo de condução: quanto mais consciente for do ponto de vista ambiental, mais arrecadam em KiriCoins, uma criptmoeda “verde” que pretende estimular comportamentos mais amigos do ambiente. A ideia é premiar uma atitude mais ecológica ao volante, oferecendo o acesso a um marketplace onde os condutores podem adquirir produtos ou serviços usando as KiriCoins que possuem na sua carteira virtual, à qual acedem através da app Fiat.

O sistema foi criado pela Kiri Technologies, uma startup fundada no Reino Unido que assume como missão promover atitudes mais ecológicas, e marca a sua estreia no sector automóvel em associação ao novo 500 eléctrico, desafiando os condutores de 13 países – incluindo Portugal – a melhorar o seu eco:score.

Dados relativos à condução, como a distância e a velocidade, “são automaticamente convertidos em KiriCoins, usando um algoritmo desenvolvido pela Kiri”, explica a Fiat. Segundo a marca transalpina, em percursos urbanos, um quilómetro equivale a cerca de uma KiriCoin e cada KiriCoin corresponde a dois cêntimos de euro. Feitas as contas, quem percorra 10 mil quilómetros anualmente em cidade, pode acumular o equivalente a 150€ em KiriCoins.

4 fotos

Como se o simples facto de optar por circular no citadino zero emissões italiano não bastasse, a Fiat criou ainda um esquema de recompensas extra para os condutores mais “bem-comportados”. Através dos serviços Uconnect, o estilo de condução é pontuado numa escala de 0 a 100, em que a nota máxima traduz a melhor optimização do consumo energético. Como prémio pela consciência ecológica, “os clientes dos principais mercados europeus com mais elevada pontuação terão acesso a ofertas adicionais de grandes empresas parceiras, como a Amazon, Apple, Netflix, Spotify Premium e Zalando”.

No futuro, este programa de fidelização pode ser alargado a outras áreas, como a compra de energia renovável ou produtos orgânicos, sempre na óptica de recompensar “os comportamentos sustentáveis”. Ao que o Observador apurou, como esta criptomoeda tem o carimbo do departamento de e-Mobility da Stellantis, é igualmente possível que o sistema venha a abranger outros veículos 100% eléctricos do recém-criado grupo automóvel, que resultou da fusão da PSA com a Fiat Chrysler Automobiles.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR