A comunidade sueca em Portugal enviou uma carta ao Executivo português a pedir que garanta “imediatamente” ao governo da Suécia que vai ratificar a emenda ao acordo fiscal bilateral — que abrange os residentes não habituais. Se tal não acontecer, e a convenção fiscal for revogada como ameaçou Estocolmo, “as consequências para os suecos que vivem em Portugal serão desastrosas” e “impossibilitará que a maioria dos suecos permaneçam em Portugal“.

Numa carta enviada esta quinta-feira ao Governo, a que o Observador teve acesso, Magnus Dahl, representante da comunidade sueca em Portugal, argumenta que, se o acordo for revogado, “a carga tributária sobre as pensões e rendimentos aumentará para níveis impossíveis de suportar“. “Se os cerca de 8.000 suecos que vivem em Portugal deixassem o país, diminuiria a população em muitas cidades do Algarve e fora de Lisboa”, defende. Essa saída de habitantes “com elevado poder de compra” teria também, defende, consequências para as empresas portuguesas.

Residentes não habituais (como os suecos) não pagam impostos? Em IRS, IVA e IMT renderam 200 milhões em 2018

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governo sueco decidiu bater com a porta e anunciou a intenção de revogar o acordo fiscal entre os dois países e que abrange os residentes não habituais. A história não é nova. Na base das críticas que levaram a uma emenda — firmada em 2019 mas nunca ratificada por Portugal — ao acordo inicial estava o facto de os pensionistas suecos a viver em Portugal não pagarem IRS sobre as pensões obtidas de fundos privados, nem de um lado nem de outro.

Em 2019, os países firmaram um acordo para que a Suécia passasse a tributar na fonte essas pensões, mas a emenda nunca viu a luz do dia porque Portugal não a ratificou. O governo português ainda tentou acalmar as críticas da Suécia quando, no Orçamento do Estado para 2020, passou a prever uma taxa de 10% sobre os residentes não habituais que recebem pensões de outro país. Estocolmo não se convenceu e considera que Portugal permite uma “injustiça fiscal”. Ao Público, a ministra das Finanças sueca, Magdalena Andersson, defendeu que “uma taxa de 10% não é solução. “Alguns dos cidadãos suecos têm rendimentos de milhões de euros e não pagam qualquer imposto. A taxa de 10% é demasiado baixa, é muito menos do que o que paga um pensionista comum em Portugal”, disse.

A comunidade sueca vem, na carta, apelar ao Executivo português para que inicie “imediatamente o processo de propor ao Parlamento que ratifique o mais rapidamente possível” o protocolo acordado em 2019. “Apelamos ao Governo português que garanta imediatamente ao Governo sueco que o processo de ratificação foi iniciado e estará concluído antes do verão. É urgente, pois a comissão de assuntos fiscais do Parlamento sueco decidirá sobre o cancelamento [da convenção] já em 22 de abril de 2021″, concluem.

Em declarações à Rádio Observador, Magnus Dahl acrescenta que a revogação do acordo representa um “risco real” para a comunidade sueca em Portugal. “Teria efeitos desastrosos para todos os suecos que residem em Portugal”, argumenta, o que os levaria a “abandonar o país dentro de poucos anos”. Dahl critica a estratégia do governo sueco, que acusa de ser “populista”.

[Ouça aqui as declarações de Magnus Dahl à Rádio Observador, no noticiário das 18h00, a partir do minuto 19:45]

25 anos de prisão para Rosa Grilo e António Joaquim pela morte do triatleta

Os dados do Ministério das Finanças enviados ao Observador, não desagregados por ano, revelam que desde que o regime de residentes não habituais foi criado, em 2009, e o ano passado, acederam 3.150 suecos.