O Papa assinalou este domingo o início da segunda Semana Santa em tempo de pandemia Covid-19 e apelou aos cristãos que estejam particularmente atentos ao sofrimento dos seus próximos.

“Ao longo da Via Sacra diária, encontramos os rostos de muitos irmãos e irmãs em dificuldade: não passemos ao largo, deixemos que o coração se mova com compaixão e aproximemo-nos”, apelou o Papa na homilia do Domingo de Ramos. Francisco assinalou o início da segunda Semana Santa consecutiva vivida em tempos de pandemia, evocando o sofrimento provocado pela Covid-19.

“Entramos na Semana Santa. Pela segunda vez, vivemo-la no contexto de pandemia. No ano passado ficámos mais chocados, este ano estamos mais provados. E a crise económica tornou-se pesada“, referiu, antes da oração do Angelus com que se concluiu a celebração do Domingo de Ramos, na Basílica de São Pedro.

Na celebração que marca o início da Semana Santa, o pontífice esteve acompanhado por cerca de trinta cardeais e vários religiosos, que em todos os momentos respeitaram a distância de segurança de um vírus que na Itália já ceifou mais de 100 mil vidas.

Antes da pandemia a celebração litúrgica do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor decorria na Praça do Vaticano e com a presença de dezenas de milhares de pessoas.

A liturgia era oficiada no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, e não sob o dossel, como acontecia até a chegada do coronavírus. Além disso, a tradicional procissão de palmas foi reduzida a um pequeno passeio feito pelos cardeais com palmas entre os poucos fiéis presentes no interior da basílica, que foi decorada com alguns ramos de oliveira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há apenas um ano, Francisco deu uma bênção histórica “Urbi et Orbi” — à cidade e ao mundo — de uma Praça de São Pedro no Vaticano completamente vazia de fiéis, uma imagem que já se tornou um símbolo de silêncio e vazio em que a pandemia atingiu o mundo.

Naquele dia, a imagem da Virgem Salus Populi Romani, que costuma ser mantida na Basílica de Santa Maria Maggiore, e o Cristo crucificado da Igreja de San Marcello, foram levados ao Vaticano, e ambos foram colocados hoje no altar, já convertido no emblema da oração do Papa para pedir a erradicação da pandemia.

A Igreja Católica inicia este domingo a celebração da Semana Santa, os momentos centrais do ano litúrgico que recordam os momentos da Paixão de Jesus, com a evocação da sua entrada messiânica em Jerusalém e a bênção dos ramos.

As cerimónias de 2021 vão decorrer em vários países, como Portugal, sem procissões e outras manifestações de devoção popular que marcam estes dias, devido ao estado de emergência que se vive por causa da pandemia de Covid-19.