Os sul-coreanos estão ávidos de novos modelos a bateria e, a avaliar pelos resultados quer da Hyundai quer da Kia na Coreia do Sul, não se fazem de rogados na hora de preferir os construtores locais. Prova disso é que o novo EV6 registou mais de 21.000 encomendas em 24 horas no site local, lançado para efectuar pré-reservas online, segundo informações fornecidas pela Kia.

O número impressiona, sobretudo se tivermos em conta que um dos principais rivais do novo EV6, o Porsche Taycan Cross Turismo, aponta para as 20.000 unidades/ano, mas para todo o mundo – na esteira, aliás, da bitola aplicada à berlina Taycan. Mas esse número de interessados no crossover eléctrico impressiona ainda mais considerando que os dados revelados pelo construtor dizem apenas respeito à Coreia do Sul. Na Europa, há vários mercados onde as reservas online também já abriram – não é ainda o caso de Portugal -, mas não foram avançados dados a esse respeito.

Kia EV6 é tão rápido que se bate com o Porsche Taycan Turbo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A excelente receptividade do EV6 está em linha com o Ioniq 5, um modelo também a bateria mas com outra “vocação”. Este que é o primeiro eléctrico de nova vaga da Hyundai estreou a Plataforma Modular Global Eléctrica (E-GMP) a que o EV6 também recorre e a boa aceitação do público não se fez esperar, com perto de 24.000 encomendas em 24 horas, após a sua apresentação, que aconteceu no final de Fevereiro.

Este é o novo Ioniq 5. É enorme entre eixos

No Velho Continente, conforme referido acima, já há alguns mercados a aceitar pré-reservas, pelo que o procedimento aí aplicado deverá estender-se a Portugal, possivelmente a partir de Maio. Aqui ao lado, em Espanha, o interesse é sinalizado mediante o depósito de 100€, reembolsável em caso de desistência por parte do cliente.

Os preços, já fechados para o mercado espanhol, arrancam nos 46.450€, estando a entrega das primeiras unidades prevista para Setembro. Aí, os clientes que pré-reservarem o EV6 standard ou o GT Line até ao final deste mês e confirmarem a encomenda antes do final do ano beneficiarão descontos no acesso à rede Ionity durante um ano e receberão automaticamente a uma assinatura KiaCharge, válida igualmente por um ano.

Os benefícios a serem concedidos aos potenciais compradores portugueses deverão ser divulgados em breve, juntamente com os preços e a composição da gama do EV6. Este é o primeiro de 11 novos modelos exclusivamente a bateria que a Kia diz pretender lançar até 2026, sete dos quais serão baseados na nova E-GMP e os restantes assentes em plataformas ditas “multienergia”, isto é, derivados de modelos já existentes cuja arquitectura é adaptada para receber acumuladores. Tudo isto faz parte de um plano com os olhos postos em 2030, ano em que o construtor sul-coreano espera comercializar 880.000 BEV. Recorde-se que, em 2020, a Kia vendeu 2,61 milhões de veículos em todo o mundo.