A barreira do milhar de cavalos, mesmo para um superdesportivo, é algo inimaginável para muitos e um valor muito respeitável para todos. Daí que a Ferrari ofereça apenas um modelo capaz de aflorar esta fasquia, enquanto a Lamborghini ainda está aquém deste objectivo.

O Toyota GR Super Sport hypercar nasceu em sintonia com o novo regulamento de corridas de resistência, que procurava dar origem a modelos mais acessíveis, para atrair mais concorrentes e fabricantes, sem perder muito em potência e rapidez. E, para tornar o investimento dos potenciais construtores ainda mais interessante, o regulamento praticamente convida à produção de uma versão de estrada do carro de competição, com a marca japonesa a ser das poucas a agarrar a oportunidade, para fortalecer a sua imagem junto dos amantes de supercarros.

Esta é a versão de competição do hypercar da Toyota, o GR010 que venceu na prova de estreia, as 6 Horas de Spa-Francorchamps

A versão de competição do hypercar, denominada GR010 Hybrid, já provou o seu valor na primeira corrida da época, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, ao alcançar a pole position e a vitória, logo na prova de estreia. Ao contrário do que acontece com o carro de competição, cujo motor principal é um 3.5 V6 a gasolina, capaz de fornecer 670 cv segundo o regulamento, a versão de estrada monta um 2.4 V6 turbo, uma variante mais calma do motor que era utilizado no TS050 Hybrid.

Este motor a combustão, juntamente com duas unidades eléctricas, deverá garantir ligeiramente acima dos 1000 cv, o que associado a um chassi que nasceu para a competição, leve e performante, tem tudo para assegurar que o GR Super Sport será um adversário difícil de bater. Quem o afirma é a Toyota Gazoo Racing, a equipa da marca japonesa que a representa em tudo o que é competição, que avançou igualmente que o primeiro hiperdesportivo da Toyota deverá chegar ao mercado já em 2022.

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