O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República já não vão a Sevilha assistir ao jogo Portugal/Bélgica do Euro 2020. A notícia foi avançada em primeira mão pela TVI e confirmada pelo Observador. Ao final do dia, as três principais figuras de Estado decidiram uma grelha de representação do Estado português até ao final da prova. Este domingo o ministro da Educação representará o país em Sevilha.

“Atendendo à situação epidemiológica existente na Andaluzia o Presidente da República não vai ao jogo a Sevilha”, confirma fonte oficial de Belém.

Ferro pede a portugueses “que se desloquem de forma massiva” a Sevilha, Marcelo defende-o e “explica” o apelo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O gabinete de Ferro Rodrigues emitiu uma nota confirmando o que o Observador já tinha noticiado: “o senhor Presidente da Assembleia da República confirmou que também não estará presente no jogo entre as Seleções Nacionais de Portugal e da Bélgica, já que ia a convite do Senhor Presidente da República”.

Contudo, na mesma nota enviada para a redação do Observador pode ler-se que Ferro Rodrigues “espera, em qualquer caso, que o número de portugueses em Sevilha seja elevado.” Ou seja, apesar de não viajar para Sevilha, a segunda figura do Estado insiste no apelo à deslocação para a capital da Andaluzia. Porquê? Porque Ferro “não gostou, em Budapeste, de ver 80 por cento dos presentes contra a nossa seleção. E Sevilha é muito mais próxima. Portugal não é Lisboa. A sul do Tejo existem e vivem milhões de portugueses”, lê-se na nota.

Parlamento já tinha autorizado a viagem de Marcelo

O Parlamento já tinha autorizado a viagem de Marcelo Rebelo de Sousa a Sevilha nesta sexta-feira. Só a Iniciativa Liberal se absteve.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha sinalizado esta quinta-feira que só iria a Sevilha “se o morador em Lisboa comum puder ir; se não puder ir, não vou.” Já Ferro Rodrigues, depois de ter feito um apelo na quarta-feira, logo a seguir ao último jogo com a França, para que “os portugueses se desloquem de forma massiva” a Sevilha, insistiu na última sexta-feira no final dos trabalho no plenário do Parlamento: “os que puderem, em Sevilha, claro.”

Euro2020. Ida de Marcelo a Sevilha aprovada pelo Parlamento com abstenção da Iniciativa Liberal

Entretanto a agência Lusa adiantou que o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assegurará, em nome do Governo, a representação portuguesa no jogo do europeu de futebol Portugal-Bélgica, em Sevilha, cidade espanhola com elevado risco de covid-19.

A decisão foi tomada, adianta a Lusa, na sequência de uma conversa entre as três mais altas figuras do Estado, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, a fim de definirem as regras da representação portuguesa nos jogos do europeu de futebol, disse à Lusa fonte governamental.

De acordo com o esquema definido, e se Portugal se qualificar até à fim da prova, nos quartos de final estará presente o presidente da AR, Ferro Rodrigues, nas meias-finais será a vez do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e, na final, prevista para Londres, estarão os três, PR, PAR e o primeiro-ministro, António Costa.

A decisão foi tomada a fim de garantir a representação de Portugal em qualquer caso, independentemente das condições da pandemia.

Texto atualizado às 21h35m com a nota do Governo sobre quem vai em representação do país