789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Desde 6 de fevereiro que número de casos não era tão elevado a um sábado

Este artigo tem mais de 2 anos

Número de casos está pelo quarto dia acima dos três mil, mas internamentos em enfermaria e cuidados intensivos mantêm alguma estabilidade. Os números do boletim da DGS deste sábado.

Tourism Activity Decreases In Lisbon Due To Restrictions Imposed on Travel In Face Of Delta COVID-19 Variant
i

Corbis via Getty Images

Corbis via Getty Images

À medida que o mês de julho vai avançando e já volvida uma semana do final das aulas e duas de esforço adicional extra para aumentar o ritmo de vacinação, Portugal ainda mantém elevados números de incidência acumulada e os boletins diários da Direção-geral da Saúde permitem fazer algumas contas. Uma delas leva-nos até sábado, 6 de fevereiro, precisamente o último sábado em que o país registou um número de infeções superior a três mil.

Com o país a sair de um difícil pico de casos em janeiro, ainda se contavam centenas de mortos por dia, nessa primeira semana de fevereiro. A 6 de fevereiro, além de um bebé de sete meses com vários problemas de saúde morreu também um homem na casa dos 30 aos 39 anos, três homens e duas mulheres na casa dos 40 anos, mais três mortes na casa dos 50 (todos eles homens) e 20 homens e 13 mulheres com idade entre os 60 e os 69 anos. Agora a situação é bem diferente. Os cinco mortos registados no boletim deste sábado — três na região de Lisboa e Vale do Tejo, um no Algarve e outro no Centro —, têm todos mais de 70 anos, as faixas etárias com maior mortalidade.

Boletim. Portugal com menos 30 mil infetados do que há uma semana, mas morreram 214 pessoas em 24h

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao número de novos casos dos últimos dias, foi também em fevereiro que se registaram pela última vez mais de quatro dias seguidos acima dos três mil casos diários.

Entre 4 e 7 de fevereiro Portugal teve sempre mais de três mil casos, tal como esta semana. Desde quarta-feira, quando se confirmaram mais 4.153 novos casos, que Portugal não desce a fasquia dos mais de três mil novos casos. Na quinta-feira foram 3.641 novos casos, na sexta-feira 3.547 e hoje são mais 3.677.

Lisboa e Norte concentram 75% das novas infeções confirmadas

Lisboa e Vale do Tejo com mais 1.581 e o Norte com mais 1.182 novos casos concentram 75% do total de novas infeções confirmadas ao longo do dia de sexta-feira. No Algarve, a região com uma incidência que ultrapassa os 800 casos por 100 mil habitantes segundo os dados divulgados pelas autoridades de saúde na sexta-feira, os 407 casos confirmados representam 11% do total de infeções a nível nacional.

DGS. Incidência no Porto disparou mais tarde, mas está prestes a apanhar Lisboa. Concelhos algarvios têm a incidência mais alta

No centro 319 novos casos equivalem a 8,7% dos casos nacionais, sendo que no Altentejo as autoridades confirmaram mais 104 casos.

A região autónoma dos Açores tem neste boletim 41 novos casos (menos dois que o reportado pelas autoridades de saúde regionais) e a Madeira 43.

Internamentos com poucas oscilações mantêm-se acima dos 700 pelo sexto dia

Desde dia 11 de julho que Portugal ultrapassou a fasquia das 700 camas ocupadas com doentes Covid-19 nos hospitais e não desceu. Há neste momento 780 camas ocupadas com doentes Covid-19, sendo que 173 estão em unidades de cuidados intensivos, um aumento de dois doentes em cada uma das contabilizações.

Há uma semana que há mais de 150 pessoas em unidades de cuidados intensivos

Apesar de não ter havido oscilações diárias em número superior a uma dezena, ao longo da última semana, a pressão nos cuidados intensivos já é quase o dobro daquela que se registava há um mês e 2,4 vezes mais que há dois meses, a 17 de maio.

No dia 17 de junho estavam internadas nas unidades de cuidados intensivos 88 pessoas quase metade da ocupação atual (173 pessoas) e a 17 de maio eram 72, numa diferença de 16 pessoas entre maio e junho. Agora, entre o dia 17 de julho e o dia 17 de junho foram ocupadas mais 85 camas.

Desde dia 11 de julho, quando se ultrapassou a barreira dos 150 internamentos em cuidados intensivos que os números têm aumentado quase todos os dias (exceção para ontem e para terça-feira).

Desde a quarta semana de março que Portugal não tinha tantas camas dedicadas a doentes Covid-19 no país, tendo o mínimo sido atingido no início do mês de junho com menos de 300 camas ocupadas ao longo de mais de uma semana. Antes disso só durante o verão de 2020. Há um ano, precisamente a 17 de julho, Portugal tinha 447 doentes internados em unidades hospitalares — era o menor número em 20 dias — e 67 em unidades de cuidados intensivos, mas o número de novas infeções era de apenas 312 novos casos, com 13.605 casos ativos a serem acompanhados pelas autoridades de saúde.

Este sábado, o número de casos ativos aumenta, com mais 331 pessoas infetadas com Covid-19 que na sexta-feira, num total de 49.776 casos positivos em Portugal.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora