As críticas foram tantas que em poucas horas Boris Johnson e Rishi Sunak passaram da decisão de não cumprir isolamento, depois de terem estado na sexta-feira em Downing Street com Sajid Javid, o ministro da Saúde que testou positivo à Covid-19, para a decisão de cumprir o isolamento.
Rishi Sunak anunciou no Twitter que não irá “participar no teste piloto” uma vez que reconhece “que a sensação de que as regras não são iguais para todos é errada”. Boris Johnson irá cumprir o isolamento na residência de férias, em Chequers.
Whilst the test and trace pilot is fairly restrictive, allowing only essential government business, I recognise that even the sense that the rules aren’t the same for everyone is wrong.
To that end I’ll be self isolating as normal and not taking part in the pilot.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) July 18, 2021
As primeiras informações oficiais dadas pelo primeiro-ministro britânico davam conta que ambos iam continuar a trabalhar “em assuntos essenciais de governação” ao abrigo de um teste piloto. Recorde-se que Boris Johnson já esteve infetado com a Covid-19, em abril de 2020, quando foi até internado numa unidade de cuidados intensivos devido ao agravamento da doença.
Depois de todo o problema levantado pelo “privilégio” que ambos os responsáveis políticos iriam ter, Boris Johnson publicou um vídeo a pedir a todos para “seguirem as diretrizes e o que é pedido” pelas autoridades de saúde, confirmando através de vídeo que considerou “brevemente” aderir ao teste piloto que lhe permitia não cumprir o período de isolamento. Estará agora até dia 26 de julho em isolamento.
Like so many people I've been pinged by NHS Test and Trace as I have been in contact with someone with COVID-19, and I will be self-isolating until Monday 26th July. pic.twitter.com/X57gDpwDqe
— Boris Johnson (@BorisJohnson) July 18, 2021
Depois de ter sido público que Boris e Rishi iriam integrar o teste piloto, a oposição veio a público criticar esta decisão e alertar para o perigo de haver “regras diferentes para pessoas diferentes”.
530,126 people were told by NHS Test and Trace that they had to isolate last week.
Boris Johnson and Rishi Sunak won’t because they believe the rules all of us follow should not apply to them.
This government is a sleazy, duplicitous joke.
— David Lammy (@DavidLammy) July 18, 2021
“530.126 pessoas foram avisadas pelo NHS [SNS inglês], na última semana, que tinham de cumprir isolamento. Boris Johson e Rishi Sunak não porque acreditam que as regras que todos seguimos não se devem aplicar a eles. Este governo é uma piada vulgar”, escreveu no Twitter o deputado do Partido Trabalhista, David Lammy.
Já o líder dos democratas liberais, Ed Davey, questionava o que fazer aos “professores, trabalhadores da área dos transportes e da saúde” e qual a hipótese que têm “de fazer parte do teste piloto só para privilegiados”.
Notícia corrigida às 15h45 com ligação correta para o Twitter oficial do primeiro-ministro