Uma tempestade de areia originou um acidente rodoviário que resultou em oito mortes no estado norte-americano de Utah, no domingo à tarde. Os ventos fortes carregados de areia e pó originaram problemas de visibilidade e causaram uma série de colisões que envolveram 20 veículos.

De acordo com as informações recolhidas pela CNN junto de fontes oficiais, quatro das vítimas mortais são crianças com menos de 15 anos e três encontram-se em estado crítico, num total de dez pessoas que necessitaram de ser transportadas para o hospital.

O acidente ocorreu na importante estrada interestadual 15, que cruza o oeste dos Estados Unidos de norte a sul, e que acabou por ser cortada nos dois sentidos. As imagens do acidente, disponibilizadas pelo Departamento de Segurança Pública de Utah, mostram vários camiões e carros danificados no meio da estrada. Várias ambulâncias, incluindo aéreas, estiveram no local.

O incidente aconteceu pouco antes das 17 horas locais, meia hora após ser reportada uma enérgica trovoada a sudeste de Kanosh — cidade onde sucedeu o acidente — seguida por ventos fortes.

De acordo com o que explica a CNN, a zona oeste do país tem enfrentado graves condições de seca, que têm afetado mesmo o abastecimento de água e a produção de alimentos e que têm sido associadas à crise climática. A seca torna a ocorrência de tempestades de areia mais provável, e neste fim de semana a precipitação da trovoada não foi suficiente para evitar que as rajadas levantassem poeira e a arrastassem por milhares de quilómetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR