O candidato do PSD à presidência da Câmara de Santarém sublinhou esta quinta-feira a importância do ensino superior para alavancar o território, pretendendo aumentar parcerias com estabelecimentos de ensino e empresas para “fixar massa cinzenta” no concelho.

“Os territórios que têm ensino superior são territórios que podem alavancar mais rapidamente”, afirmou Ricardo Gonçalves, no final de uma reunião com a direção do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), responsável por quatro escolas de ensino superior que, no conjunto, movimentam mais de três mil alunos.

Perante a oferta ao nível do ensino superior, o candidato disse não ter dúvidas de que Santarém “será das cidades que mais se vai desenvolver nos próximos anos”, reconhecendo que o IPS será “determinante” nesse crescimento.

Nesse sentido, a aposta da candidatura do PSD passa por “criar mais sinergias” entre o ensino superior e as empresas da região “para conseguir que mais massa cinzenta se fixe no concelho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sabemos que no pós-Bolonha os alunos têm menos anos de ligação ao território, mas temos que fazer com que essa ligação aumente”, afirmou Ricardo Gonçalves, lembrando que o concelho tem hoje “baixa taxa de desemprego” e que as empresas “necessitam de mais trabalhadores e de trabalhadores mais qualificados”.

Se for eleito para um terceiro mandato, o social-democrata disse pretender aumentar as parcerias já estabelecidas com o IPS, nomeadamente ao nível da criação de residências para estudantes, para que o politécnico “se torne mais competitivo”, quer ao nível da oferta educativa, quer “na captação de alunos estrangeiros”.

Assumindo a educação como “uma bandeira”, o candidato do PSD expressou ainda a vontade de promover acordos com as instituições de ensino para fixar estudantes no centro histórico da cidade.

“Temos indicadores claros de que nos últimos dois anos a população de Santarém aumentou mais de 1.400 pessoas e muito disso também se deve à qualidade da nossa educação, porque hoje as pessoas preferem estar em cidades ou concelhos onde os seus filhos possam ter uma melhor educação e criar bases para ter um futuro mais auspicioso”, afirmou.

O atual presidente do município escalabitano, Ricardo Gonçalves (PSD), concorre a um terceiro mandato, candidatando-se, ainda, à presidência da Câmara de Santarém, nas eleições de domingo, o socialista Manuel Afonso, a bloquista Fabíola Cardoso, o comunista André Gomes, pela CDU, o dirigente do Chega Pedro Frazão, o técnico de recursos humanos Alexandre Paulo (CDS-PP), a docente de informática e robótica Rita Lopes (PAN) e o gestor de produto Marcos Gomes (IL).