Os presidentes dos Conselhos Económicos e Sociais da Europa consideraram esta terça-feira que a pandemia deve ser uma oportunidade para a União europeia se tornar mais forte e convergente e defenderam a necessidade de haver maior cooperação na área da saúde.

A posição foi assumida no encontro anual do Comité Económico e Social Europeu e dos Conselhos Económicos e Sociais nacionais, que decorreu em Paris e contou com a participação do presidente do Conselho Económico e Social (CES) português, Francisco Assis.

“Nunca houve uma política da União Europeia para a área da saúde (…) e nesta reunião foi defendido que deve haver maior cooperação”, disse Francisco Assis à agência Lusa.

O presidente do CES considerou que a pandemia da Covid-19 levou a alguma cooperação na área da saúde entre os países da UE, mas defendeu que são necessárias mais melhorias.

O reforço da cooperação na área da saúde passaria, por exemplo, pela colaboração na compra e produção de medicamentos e na saúde pública.

Segundo Francisco Assis, o encontro de dois dias em Paris permitiu discutir a atual situação da Europa, o seu futuro, e o reforço da sua componente social, nomeadamente da saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reunião foi também defendido o reforço da democracia no espaço europeu e a reaproximação aos cidadãos.

Francisco Assis disse ainda que foi lançada a ideia de criar uma espécie de programa Erasmus ligado aos conselhos económicos e sociais, para promover a partilha de experiências, dando oportunidade aos cidadãos europeus e ao movimento associativo de circular pela Europa e conhecerem as várias realidades existentes.

No encontro de Paris foi defendida a necessidade de se aprofundar o Estado Social Europeu, para tornar a União Europeia mais convergente, coesa e solidária, com maior inclusão e justiça social e foi salientada a importância do papel dos parceiros sociais e das organizações da sociedade civil nesse processo.