Portugal tem 13 casos de infetados com a nova variante Ómicron. A informação foi avançada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta manhã, depois das análises feitas no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

As amostras em causa são “associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD [agora B-SAD], dado que um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do Sul”.

De acordo com o comunicado, a DGS revela que os ensaios preliminares efetuados no INSA sugerem, “fortemente”, que “todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron”.

As autoridades de saúde determinaram o isolamento profilático para todos os contactos associados ao surto, “independentemente do estado vacinal e do nível de exposição”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

DGS: “O que acontece aos jogos não compete à saúde”

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, assegura, em declarações à TSF, que as autoridades de saúde não tinham competência para impedir o jogo entre o Belenenses SAD e o Benfica, argumentando que “o que acontece aos jogos não compete à saúde”.

À saúde, insiste, “compete identificar casos e a partir daí identificar casos e isolá-los, caso seja necessário”.

Em declarações à rádio TSF, Graça Freitas explicou que irá haver uma atenção “à evolução” dos casos relativos aos jogadores e staff. “Os jogadores que estiveram em campo vão entrar num plano de testarem por uma questão de precaução“, adianta, mesmo não sendo um “protocolo habitual”. É preciso “apertar a malha” por ser uma nova variante e para impedir que haja “propagação de doença”.

Apesar de as pessoas que estiveram em jogo não serem contactos de risco, a DGS, “pelo princípio da precaução”, vai também testar os jogadores do Benfica.

Depois de o comunicado da DGS dizer que “todos os 13 casos” são associados aos jogadores da Belenenses SAD, Graça Freitas esclarece que também há membros do staff com infetados com a nova variante.

Os casos de infeção dos jogadores do Belenenses-SAD levaram a uma situação insólita este fim de semana, numa altura em que a equipa entrou em campo com apenas nove jogadores, a maioria da equipa de Sub-23. O jogo acabou pouco depois do regresso dos jogadores do intervalo, quando a equipa ficou apenas com seis jogadores em campo.

Liga reúne esta segunda-feira para discutir Belenenses SAD-Benfica e quer “esclarecimentos claros” das autoridades

A Liga de Clubes vai, esta segunda-feira, reunir-se de emergência para analisar todos os episódios que levaram a que os azuis entrassem em campo naquelas condições. Haverá ainda uma reunião urgente com as autoridades de Saúde para clarificar os protocolos existentes.

Nada disto foi um jogo de futebol (a crónica de um Belenenses SAD-Benfica que não devia ter acontecido)