A Rainha Isabel II cancelou, na noite desta segunda-feira, o seu Natal em Sandringham. A monarca passa, tradicionalmente, esta quadra com a família na propriedade em Norfolk, mas este ano ficará no castelo de Windsor, onde tem vivido durante a pandemia e onde será visitada por membros da família, noticia o Daily Mail.

Segundo o jornal, esta foi uma decisão da própria monarca, tomada depois de “cuidada consideração” e tendo por base o aumento dos casos de Covid-19 no Reino Unido. O país atravessa uma nova fase de grande aumento de novas infeções e especialistas alertam para a possibilidade de se atingirem os 2 milhões de novos casos diários até ao final do ano.

Reino Unido pode chegar aos dois milhões de novos casos de Covid-19 por dia

Este é o segundo ano consecutivo em que a rainha é forçada a alterar as suas tradições de Natal. Já em 2020, também por causa da pandemia, Isabel II passou a quadra no castelo de Windsor com o marido, depois de completarem 73 anos de casados. Este será o primeiro Natal depois da morte do príncipe Filipe, em abril deste ano.

A família real reúne-se em Sandringham para o Natal desde 1988. Este ano a rainha tinha planos para regressar aos seus rituais pré-pandemia, depois de ter sido autorizada pelos médicos a celebrar as suas festas de Natal em família. Contudo, ao longo das últimas semanas esses planos foram sendo cancelados ou limitados, um reflexo do atual estado de preocupação que o país atravessa, por causa do coronavirus e, mais especificamente, a sua variante Ómicron.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR