Os deputados do parlamento do Gana envolveram-se novamente confrontos físicos entre esta segunda-feira. Entre empurrões, murros e pontapés, foi este o final de uma sessão onde os membros do parlamento lutaram (literalmente) pela sua visão política.

Em causa esteve, segundo a Africa News, a aprovação de uma lei que previa a aplicação de uma taxa de 1,75% a todas as transações monetárias realizadas por telemóvel, e que tinha já sido proposta em novembro.

Aquando do momento da votação da lei, membros da oposição rodearam o estrado onde Joseph Osei-Owusu — o delegado que substituía o speakernesta sessão se encontrava, e boicotaram a votação. Momentos depois, irrompeu uma autêntica batalha campal entre os diversos deputados.

Apresentada pelo partido que atualmente governa o país, a nova medida tinha já sido mal recebida pela oposição, que afirmou que a lei iria prejudicar pessoas de baixo rendimento que utilizam o telemóvel para pagamentos do dia a dia. Segundo o ministro das Finanças do Gana, Ken Ofori-Atta, com esta nova imposição, o Estado arrecadaria cerca de 6,9 mil milhões de Cedis ganêses em 2022 (o equivalente a mais de 991 milhões de euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta proposta, contudo, foi recebida “a pontapé” num país onde, para colmatar o défice económico provocado pela pandemia, têm sido introduzidos cada vez mais impostos e subidas de preço do combustível, o que levou à escalada de preços dos bens de primeira necessidade.

Temos de demonstrar ao país que a nossa democracia está a crescer e que não sofrerá estes pecados inaceitáveis e espetáculos que presenciámos no chão [do parlamento]”, afirmou, segundo a Reuters, Haruna Iddrisu, líder da oposição.

Esta é a terceira vez que o parlamento do Gana passa das palavras à violência. Em janeiro, uma outra luta tinha já eclodido na assembleia do Gana, quando se realizava a eleição do próximo speaker do parlamento, durante a qual dos deputados tentou apoderar-se da urna de voto.