O autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para maiores de 55 anos está aberto a partir desta quinta-feira, anunciou Lacerda Sales em entrevista à SIC Notícias esta quarta-feira à noite.

Por outro lado, os centros de vacinação apresentam ainda a modalidade de Casa Aberta para pessoas com 63 ou mais anos e para aqueles que foram vacinados com a Janssen e que se encontrem na faixa etária dos 40 ou mais anos, acrescentou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Estas medidas surgem na sequência do encerramento dos centros de vacinação durante o Natal e Ano Novo, “por uma questão de respeito para com os profissionais de saúde” pretende-se “acelerar [o processo de vacinação] nos restantes dias, quer durante a próxima semana, quer amanhã [quinta-feira]”, diz Lacerda Sales, que espera uma “grande adesão”.

Centros de vacinação encerrados dias 24, 25, 26, 31 de dezembro e 1 de janeiro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não há qualquer atraso no processo de vacinação, pelo contrário. Penso que estamos bastante à frente do calendário previsto”, garantiu o governante.

Já a ministra da Saúde, num outro canal televisivo, a RTP1, assegurava que a dose de reforço para as pessoas entre os 50 e os 59 anos deverá começar a ser aplicada na primeira semana de janeiro. Marta Temido aproveitou, aliás, para apelar a que estas faixas etárias se vacinassem.

Marta Temido prevê que Portugal “ultrapasse recordes de infeções” e alerta para “congestionamento” dos serviços de saúde