Polícia da região de Agadez, no norte da Nigéria, apreendeu mais de 200 kg de cocaína que estaria a ser transportada na carrinha de serviço de um mayor local, segundo anunciaram fontes policiais esta segunda-feira.

O mayor e o seu motorista — que estariam dentro o veículo — foram detidos numa intervenção rodoviária policial, no domingo, com 199 “tijolos” de cocaína. 

Num comunicado do Departamento Central Nigeriano de Repressão de Tráfico de Drogas, citado pela Reuters, lê-se que foi apreendida uma quantidade recorde de cocaína na região de Agadez, mas não foram dados quaisquer detalhes sobre a identidade dos suspeitos.

A zona ocidental Africana tem sido, nos últimos anos, palco de uma série de apreensões recorde de droga proveniente da América do Sul e com destino à Europa.

Autoridades do Senegal apreenderam mais de duas toneladas de cocaína pura num navio em outubro, assim como a polícia da Gâmbia, que descobriu quase 3 toneladas num contentor vindo do Equador em janeiro.

No seguimento da apreensão de 17 toneladas de resina de canábis na Nigéria em maio, o coordenador do Departamento e Drogas da Interpol — Jan Drapal — disse à Reuters que os narcotraficantes estão a enviar remessas de cocaína cada vez maiores, em resposta ao aumento da procura europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR