A cidade portuária de Roterdão, na Holanda, decidiu autorizar o desmantelamento temporário da ponte histórica de Koningshaven, mais conhecida por De Hef. A decisão foi tomada para permitir que um iate de Jeff Bezos possa passar.

O iate do fundador da Amazon, no valor de 430 milhões de euros, está a ser construído em Abblasserdam, perto de Roterdão. Devido às suas grandes dimensões, não conseguirá passar por baixo da De Hef — que foi destruída durante a II Guerra Mundial e reconstruida entretanto. Por essa razão, a Câmara de Roterdão autorizou que seja temporariamente desmantelada, sendo os custos suportados por Bezos e pela empresa Oceanco, que está a construir o iate.

“Aquele é o único caminho para o mar”, justificou um porta-voz da Câmara à agência France-Press. Para além disso, o executivo camarário disse que a medida era positiva “de uma perspetiva económica e de preservação do emprego”.

Contudo, nem todos na cidade estão satisfeitos. “O emprego é importante, mas há limites ao que se pode fazer com os legados históricos”, comentou o diretor da sociedade histórica Roterodamum, Ton Wesselink, segundo o The Times.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR