O edifício onde Adolf Hitler nasceu e viveu durante três anos, na cidade de Braunau am Inn, na Áustria, vai ser remodelado e transformado numa esquadra da polícia.
O investimento de 6,5 milhões de euros vai consistir num projeto para remodelar o telhado e construir dois novos edifícios nas traseiras que terão o armeiro, celas, escritórios e garagem para os carros da polícia.
Prevê-se, como explica o The Times, que o espaço entre em funcionamento durante 2023, e faz parte de uma tentativa de desencorajar neonazis e outras pessoas que queiram visitar o local.
Antes do início da renovação, prevista para o outono de 2022, serão realizadas análises arqueológicas ao espaço. Construído no século XVII, o prédio começou por ser uma cervejaria e posteriormente um restaurante.
O espaço foi adquirido pelo secretário de Adolf Hitler, Martin Bormann, depois de ter sido transformado num centro cultural em honra de Hitler aquando da anexação da Áustria por parte da Alemanha, em 1938. Em 2016 passou para a posse do Estado austríaco, mesmo ano em que o então ministro do Interior, Wolfgang Sobotka, afirmou que “demoli-lo seria a solução mais limpa”.
Já o memorial do campo de concentração de Mauthausen, disposto em frente à casa, vai ser movido para um museu. Neste memorial é possível ler-se: “pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais. Alertam milhões de mortos.”