Um homem foi resgatado pela Guarda Costeira norte-americana ao largo das Bahamas depois de ter sido mordido no braço por um tubarão na segunda-feira.

O homem de 51 anos foi mordido enquanto se encontrava a bordo de uma embarcação perto de Bimini, nas Bahamas, explica o comunicado da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América. A autoridade marítima norte-americana publicou um vídeo do salvamento da rede social Twitter.

O resgate foi realizado através de um helicóptero, por elementos da Guarda Costeira de Miami, que transferiram a vítima do barco para a aeronave com o auxílio de uma gaiola. O homem foi depois transportado para o Hospital Jackson Memorial, em Miami.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando a equipa de socorro alcançou a embarcação, um torniquete tinha já sido feito no braço da vítima para prevenir uma perda maior de sangue.

Este foi o melhor cenário para uma situação verdadeiramente aterrorizante”, explicou Sean Conett, da Guarda Costeira. “Este indivíduo teve sorte por um membro da tripulação ter conseguido prestar ajuda antes da chegada da Guarda Costeira, tendo permitido uma extração mais rápida [da vítima] da embarcação.”

O Departamento Internacional de Ataques de Tubarão, na Universidade da Florida, faz a distinção entre ataques sob provocação e sem provocação.

Os ataques sem provocação são casos em que a dentada do tubarão ocorre no habitat natural do animal, sem que haja qualquer tipo de provocação que desencadeie o ataque. Já os ataques sob provocação podem ocorrer por diversos tipos de interação.

Estão incluídos nesta categoria casos em que mergulhadores são mordidos ao tentar tocar num tubarão, casos de pessoas que tentem alimentar estes animais ou ainda eventos que aconteçam durante a tentativa de remover um tubarão de um anzol ou de uma rede de pesca.

Austrália. Nadador morre após sofrer “ferimentos catastróficos” provocados por um ataque de tubarão

Em 2021, segundo o Departamento Internacional de Ataques de Tubarão, houve 73 ataques sem provocação e 39 sob provocação. Além disso, houve quatro ataques a embarcações no mesmo ano.