Um camião que transportava seis leões, seis tigres, dois linces do deserto (caracais) e um cão selvagem africano (mabeco) chegou esta quinta-feira à Polónia.

Os animais, pertencentes a um santuário do leste de Kiev, viajaram durante dois dias para escapar à invasão russa, explicou um representante do Zoo de Poznan — na zona oeste da Polónia.

“Eles tiveram de fazer uma grande viagem para contornar Zhytomyr e outras zonas de bombardeamento. Tiveram de voltar para trás muitas vezes, por todas as estradas estarem destruídas e cheias de buracos, e portanto impossíveis de passar com esta carga, motivo pelo qual demorou tanto”, explicou o representante do zoo, Malgorzata Chodyla, segundo a Reuters.

Uma primeira tentativa para levar os animais tinha já sido feita, mas o camião teve de voltar para trás depois de se cruzar com com tanques russos. Todos os animais sobreviveram à viagem, embora um tigre fêmea de 17 anos aparentasse sinais de cansaço.

Com destino final mais a oeste — um santuário belga ofereceu-se para acolher os seis leões e o mabeco — e os três homens que ajudaram o condutor no empreendimento já regressaram à capital ucraniana para ajudar a defender a cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR