Três cosmonautas russos chegaram à Estação Espacial Internacional (EEI), na sexta-feira à noite, com fatos azuis e amarelos, as cores da bandeira da Ucrânia. Questionados sobre o assunto, os cosmonautas não disseram se a escolha teve por detrás alguma mensagem subliminar e avançaram com outra explicação: “Tínhamos acumulado muito material amarelo”. Entretanto, este sábado a Roscosmos já reagiu, através do seu canal de Telegram, e rejeitou qualquer apoio à Ucrânia ou manifestação anti-guerra: “Às vezes o amarelo é só amarelo”.

Oleg Artemyev, Denis Matveyev e Sergey Korsakov, da empresa espacial russa Roscosmos, foram os primeiros cosmonautas a regressar à estação espacial desde o início da guerra na Ucrânia, após terem descolado da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, na sexta-feira às 21h00 (hora local). A chegada à estação aconteceu pouco mais de três horas depois. A bordo estavam já dois russos, quatro norte-americanos e um alemão.

Astronautas ou cosmonautas?

Mostrar Esconder

São duas formas de designar a mesma profissão em locais distintos do mundo. Cosmonauta é o termo usado para designar os profissionais treinados para as viagens espaciais certificados pela agência espacial russa; enquanto os astronautas são treinados e certificados pela norte-americana NASA, a europeia ESA, a canadiana CSA ou a japonesa JAXA.

No fundo, o que os distingue é a filosofia operacional: enquanto os primeiros são, literalmente, os “navegadores do universo”, os segundos são os “navegadores das estrelas”. A distinta designação surgiu durante a guerra fria e a corrida espacial. Há ainda os taikonautas, treinados pela Administração Espacial Nacional da China.

Os cosmonautas levavam vestidos fatos amarelos com pormenores azuis, assim como as cores da bandeira da Rússia (azul, branco e vermelho). No telefonema com a família, Oleg Artemyev foi questionado sobre os fatos, mas não referiu se havia alguma mensagem subjacente à escolha das cores. Disse, porém, que cada tripulante escolheu o seu fato e que o amarelo foi selecionado porque “tínhamos acumulado muito material amarelo”. “Chegou a nossa vez de escolher uma cor, mas, na realidade, tínhamos acumulado muito material amarelo, pelo que precisávamos de o utilizar. (…) Foi por isso que tivemos de usar amarelo”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os fatos espaciais da nova tripulação são feitos com as cores do emblema da Universidade Estatal Técnica Bauman, de Moscovo, onde os três se formaram”, explicou a agência espacial russa este sábado, através da conta oficial de Telegram. “Às vezes o amarelo é só amarelo.”

“Ver a bandeira ucraniana em todo o lado e em tudo… é loucura”, acrescentou ainda a Roscosmos, numa tentativa de encerrar o caso que esta sexta-feira começou a fazer correr tinta, depois de três cosmonautas russos terem chegado à Estação Espacial Internacional vestidos de amarelo e azul, as cores da bandeira da Ucrânia.

Este sábado, o serviço de imprensa da Roscosmos citou Oleg Artemyev, o comandante da missão, dizendo que os fatos foram mandados fazer há já seis meses, muito antes do início da intervenção militar russa na Ucrânia. “A cor é apenas a cor. Não tem nada a ver com a Ucrânia. Nestes dias, apesar de estarmos no espaço, estamos com o nosso presidente e o nosso povo!”, transcreveu o serviço de imprensa.

No seu canal pessoal na mesma rede social, Dmitry Rogozin, diretor-geral da Roscosmos, também interveio, para garantir que os que os cosmonautas russos não têm qualquer simpatia pelos nacionalistas ucranianos.

Artigo atualizado às 18h20 com as declarações da Roscosmos e de Dmitry Rogozin