Maryland está prestes a tornar-se no segundo estado dos EUA a proibir a remoção das garras dos gatos, noticia a CNN. A Câmara dos Representantes daquele estado aprovou no dia 10 de março um projeto de lei que proíbe o “certos procedimentos de remoção de garras dos gatos, a menos que seja necessário para fins terapêuticos”.

O mesmo projeto de lei estabelece que os veterinários que violarem esta lei podiam estar sujeitos a um multa até mil dólares (cerca de 900 euros), além de que podiam ficar sob alçada disciplinar do Conselho Estadual que regula a atividade dos veterinários.

A remoção de garras dos gatos é normalmente praticado, alertam os autores da lei, para evitar arranhões indesejados nas casas dos donos.

Se o projeto se transformar mesmo em lei, Maryland será o segundo estado a proibir a remoção das garras dos gatos, depois do estado de Nova Iorque já ter proibido o procedimento em 2019. O então governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse na altura em comunicado que “ao banir essa prática, garantimos que os animais não são mais submetidos a esses procedimentos desumanos e desnecssários”.

A remoção de garras de gatos já é ilegal em países como o Reino Unido, Israel e a Suíça.

Artigo corrigido às 22h22 com termo técnico mais adequado ao procedimento em questão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR