A NATO convidou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a discursar na cimeira da aliança na próxima quinta-feira, avançou a agência de notícias France-Presse citando um alto funcionário da NATO.

De acordo com a mesma fonte, Zelensky falará na cimeira extraordinária totalmente dedicada à invasão russa à Ucrânia. “Será uma oportunidade para os líderes dos países aliados ouvirem [dele] diretamente aquilo que se passa e a situação catastrófica em que o povo ucraniano se encontra devido à agressão da Rússia”, escreve o funcionário da NATO num comunicado a que a AFP teve acesso.

Antes, já o porta-voz do presidente ucraniano, Nikiforov, citado pela agência de notícias ucraniana Interfax tinha afirmado que Zelensky teria “parte ativa” na cimeira da Aliança. Segundo a mesma fonte, Zelenksy irá pedir ajuda dos países aliados para acabar com a invasão russa.

“Pode fazê-lo de várias formas, através do fecho do espaço aéreo ucraniano, ou fornecendo à Ucrânia meios mais poderosos de defesa aérea e aviação”, explica Nikiforov.

Recorde-se que no dia 15 de março, duas semanas depois do início da invasão russa e já depois do início das reuniões bilaterais para tentar negociar um cessar-fogo, o presidente ucraniano admitiu a hipótese de deixar o país fora da Aliança, uma das reivindicações russas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR