A Iberdrola foi vítima de um ciberataque que afetou 1,3 milhões de clientes, embora os hackers não tenham conseguido aceder aos dados bancários, fiscais ou de consumo de eletricidade.
Segundo fontes da empresa confirmaram à agência Efe, o incidente foi resolvido no mesmo dia e os “hackers” só tiveram acesso ao nome, apelido e identidade dos clientes da empresa de energia.
O ataque, relatado pelo Eldiario.es, ocorreu em 15 de março e foi seguido por outros ataques “massivos” que a empresa conseguiu bloquear e impedir que fossem bem-sucedidos, uma vez que a empresa já estava sob alerta.
“Assim que tivemos conhecimento do ataque, pôs-se em marcha as medidas necessárias para deter” o ataque informático “de imediato”, evitando a “sua repetição”, lê-se num email enviado aos clientes citado pelo El País. A Iberdrola garante que foi apresentada uma denúncia “na Brigada Central de Investigação Tecnológica da Polícia Nacional”, sendo que a Agência Espanhola de Proteção de Dados também foi notificada.
Os ataques ocorreram no mesmo dia em que outras instituições e empresas espanholas, como alguns serviços da Renfe (caminhos de ferro), além de europeias, sofreram o mesmo problema.
Ainda não é claro se os dados dos clientes portugueses foram afetados. Contactada pelo Observador, a Iberdrola remeteu esclarecimentos para mais tarde.