A Iberdrola e o fundo soberano norueguês, gerido pelo Norges Bank Investment Management, duplicaram o investimento previsto em energia renovável na Península Ibérica, para mais de 2.000 milhões de euros, anunciaram esta quarta-feira.

A parceria de investimento em energias “limpas” prevê agora mais 1.300 megawatts (MW) de capacidade de produção renovável em Portugal e Espanha.

“A partir desta quarta-feira, a aliança conta com mais 674 megawatts de energia eólica e solar”, dos quais 40% dizem respeito a energia eólica e 60% a solar fotovoltaica, em fase de desenvolvimento, “planeando-se a inclusão da restante energia nos próximos meses, para atingir uma capacidade total de 2.600 megawatts”, explicaram as entidades, em comunicado.

As parceiras admitem alargar o acordo a outros países, sendo que a Iberdrola terá uma participação maioritária de 51% nos ativos.

O acordo foi anunciado durante as reuniões do Fórum Económico Mundial, a decorrer em Davos, na Suíça, pelo presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR