Um vídeo captado por um drone na região da central nuclear de Chernobyl mostra que os soldados russos cavaram trincheiras na Floresta Vermelha, uma zona que concentra altos níveis de radiação após o acidente de 1986 e cuja entrada é desaconselhada.

A central nuclear foi um dos principais alvos das forças russas que tomaram o local logo no primeiro dia de invasão à Ucrânia, zona que abandonaram cerca de um mês depois. Logo de seguida, a Ucrânia divulgou que vários militares russos estariam a receber cuidados médicos devido à exposição à radiação nuclear.

Os militares russos saíram de Chernobyl por sofrerem de envenenamento por radiação, estando a ser tratados num hospital de Gomel, na Bielorrússia, podendo enfrentar complicações para o resto da vida. De acordo com jornal britânico Telegraph, um soldado terá mesmo morrido após ter acampado na Floresta Vermelha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tropas russas terão saído de Chernobyl devido a envenenamento por radiação. Estarão a ser tratados na Bielorrússia

Enquanto controlavam a central nuclear, que — apesar de não produzir eletricidade — contém ainda resíduos radioativos, as forças russas não terão tido cuidado a manusear estes elementos. Ouvido pela Reuters, um dos empregados de Chernobyl relatou que os soldados da Rússia não tinham sequer “conhecimento da catástrofe de 1986”. “Eles não tinham ideia. Eles não tinham ideia em que tipo de local é que estavam.”

Chernobyl. Soldado russo terá morrido devido a envenenamento por radiação

“Nós falávamos com soldados. Tudo o que ouvíamos é que era uma ‘infraestrutura importante crítica’“, contou o mesmo trabalhador à agência de notícias.