Um soldado russo terá morrido devido a envenenamento por radiação após ter estado na central nuclear de Chernobyl, avança esta sexta-feira o jornal Telegraph.

Alegadamente, o soldado russo terá acampado na zona da Floresta Vermelha, que concentra altos níveis de radiação após o acidente de 1986 e em cuja entrada é desaconselhada.

De acordo com o ministério da Defesa ucraniano, os soldados russos deixaram nos últimos dias Chernobyl por dois motivos. A primeira prende-se com “as perdas causadas pelo exército ucraniano”, a segunda pela “exposição à radiação”.

Os soldados russos, que estiveram em Chernobyl, estarão agora na Bielorrússia, a ser tratados pelo envenamento por radiação num hospital em Gomel. Segundo o mesmo jornal, os militares da Rússia, oriundos de classes baixas, não terão tido conhecimento do acidente nuclear que afetou a zona em 1986.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tropas russas terão saído de Chernobyl devido a envenenamento por radiação. Estarão a ser tratados na Bielorrússia

Muitos deles nem sequer terão sabido que iriam invadir a Ucrânia, sendo que os seus superiores lhes terão dito que se tratava apenas um exercício militar. Adicionalmente, os militares russos não terão ido munidos com equipamento para os proteger da radiação.

Ainda não é claro se os superiores militares terão ordenado que os soldados acampassem na Floresta Vermelha por não terem conhecimento dos seus efeitos, ou se foi simplesmente por descuido e negligência.