O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) norte-americana testou uma nova bomba inteligente e de baixo custo que afundou um navio no Golfo do México no dia 28 de abril.

Uma bomba GBU-31 JDAM modificada e a pesar cerca de 907 quilogramas foi disparada de um caça F-15E Strike Eagle, tendo afundado uma embarcação totalmente numa questão de segundos. Este teste fez parte do programa Quicksink, da AFRL, cujo objetivo é desenvolver novas armas capazes de neutralizar embarcações marítimas.

O JDAM, sigla em inglês para Munição de Ataque Direto Conjunto, é um sistema que permite converter bombas não guiadas em munições de precisão direcionadas, conta o The Guardian.

O vídeo da destruição da embarcação marítima foi transmitido em direto e encontra-se nas redes sociais.

Ao The Defense Post, o major Andrew Swanson explicou que o ataque a navios de guerra tem sido levado a cabo maioritariamente por torpedos, mas que estes só conseguem ser usados através de um número reduzido de embarcações navais.

Com o Quicksink, demonstrámos uma solução de baixo custo e mais ágil, com o potencial de ser utilizada pela maioria das aeronaves de combate da Força Aérea, permitindo mais opções”, concluiu.

(Notícia atualizada às 15h30 de dia 4 de maio com a conversão do peso da bomba para quilogramas.)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR