Elon Musk, multimilionário e patrão da Tesla, disse esta quarta-feira que o Twitter poderá passar a cobrar um custo “mínimo” a utilizadores comerciais e governamentais que usem a rede social. A ideia foi anunciada pelo próprio com um tweet onde escreveu que a plataforma será “sempre de acesso livre para utilizadores comuns”.
Twitter will always be free for casual users, but maybe a slight cost for commercial/government users
— Elon Musk (@elonmusk) May 3, 2022
As declarações de Elon Musk surgem após deputados britânicos o terem convidado para discutir as propostas que tem para a plataforma “com mais profundidade” perante um comité parlamentar, escreve o jornal The Guardian.
Ao considerar cobrar uma taxa a empresas e entidades governamentais, o multimilionário pretende aumentar as receitas da rede social, que ficaram abaixo das dos rivais, como a Meta, noticia a agência Reuters. Elon Musk informou os bancos que iria desenvolver estratégias para conseguir esse aumento, como, por exemplo, convidar influenciadores para criarem conteúdo para a empresa ou ganhar dinheiro através de tweets com informações importantes ou que sejam virais. O corte de salários de executivos e a demissão de funcionários também podem ser hipóteses para reduzir os custos.
Já na Met Gala, que se realizou em Nova York, esta segunda-feira, o patrão da Tesla e da SpaceX disse que o alcance do Twitter era atualmente apenas de “nicho” e revelou que gostaria que uma percentagem maior dos norte-americanos utilizasse a rede social.
Para aumentar as receitas e o número de utilizadores, Elon Musk pretende fazer várias mudanças “significativas” na plataforma, como terminar com a política de moderação de conteúdos, — que proíbe a propagação de desinformação ou a publicação de conteúdo violento —, retirar a empresa da bolsa, “derrotar” os bots ou tornar o algoritmo aberto.
O Twitter anunciou ter aceitado a oferta do empresário no valor de 44 mil milhões de dólares para adquirir a rede social, mas o processo de compra pode levar meses a ser finalizado. Isto significa que as mudanças que Musk quer fazer poderão levar algum tempo a ser implementadas.
Até agora, a rede social conta apenas com um serviço premium, o Twitter Blue, que inclui algumas funcionalidades exclusivas como a capacidade de desfazer um tweet já publicado. A empresa ainda não reagiu às declarações do multimilionário, mas esta terça-feira lançou uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores construírem grupos privados, um “círculo de amigos”.
Semelhante aos “amigos chegados do Instagram”, a nova funcionalidade do Twitter, que ainda está com acesso limitado, permite que os utilizadores possam escolher se querem partilhar um tweet com os seus seguidores e com o público ou só com um círculo que pode ter até 150 pessoas. Quando os utilizadores removem pessoas do seu “círculo”, as mesmas não serão informadas e também não será possível partilhar a informação ali publicada pelo criador do grupo.
Some Tweets are for everyone & others are just for people you’ve picked.
We’re now testing Twitter Circle, which lets you add up to 150 people who can see your Tweets when you want to share with a smaller crowd.
Some of you can create your own Twitter Circle beginning today! pic.twitter.com/nLaTG8qctp
— Twitter Safety (@TwitterSafety) May 3, 2022