Casa cheia, funcionários sentados ao colo uns dos outros e, no dia seguinte, muitas garrafas vazias e caixotes do lixo por despejar. Os relatos são de funcionários do n.º 10 de Downing Street à BBC, contando pela primeira vez o que viram durante as festas realizadas em confinamento e também nos dias seguintes.

Partygate. Fotografias mostram Boris Johnson a brindar numa festa durante a pandemia

Chegar ao trabalho e encontrar caixotes do lixo cheios e garrafas espalhadas em vários pontos da residência oficial do primeiro-ministro, Boris Johnson, britânico quando os ingleses estavam obrigados a confinar-se em casa não foi um caso isolado. As festas repetiram-se e os relatos de quem lá esteve, só agora conhecidos e sob anonimato, descrevem uma grande proximidade física entre os participantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algumas das festas estenderam-se tanto pela noite que houve mesmo vários funcionários a optar por não ir sequer a casa entre os dias de trabalho, passado a noite toda em Downing Street, para continuar o trabalho no dia seguinte, de acordo com os relatos ouvidos pela BBC.

Nos últimos dias foram divulgadas fotografias inéditas que mostram o próprio primeiro-ministro a brindar numa festa de despedida do ex-diretor de comunicação de Downing Street.

As fotografias vieram colocar ainda mais pressão sobre Boris Johnson, numa altura em que se aguarda a publicação de um relatório independente sobre as festas na residência oficial durante o confinamento.

A Polícia Metropolitana de Londres teve acesso a algumas das conclusões deste relatório para aplicar 126 multas, sendo que Boris Johnson teve de pagar até ao momento apenas uma.

Partygate. Boris Johnson pode ser multado mais três vezes