O príncipe André testou positivo à Covid-19, informou um porta-voz do Palácio de Buckingham, forçando-o a não participar nos festejos do Jubileu de Platina — o duque era esperado esta sexta-feira na sessão de Ação de Graças, na Catedral de São Paulo.

Jubileu de Platina. O guia completo dos festejos dos 70 anos no trono de Isabel II

É “com pena” que André irá perder a cerimónia, referiu ainda o representante, citado pela Sky News. O resultado positivo veio na sequência de um teste de rotina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fontes ligadas à realeza confirmaram ao The Sun que o duque esteve com a rainha Isabel II estes últimos dias. A monarca já foi testada e, desde então, não voltou a encontrar-se com o filho.

As cerimónias do Jubileu de Platina de Isabel II tiveram início esta quinta-feira, dia 2 de junho, com o príncipe afastado da varanda do Palácio de Buckingham — assim como os duques de Sussex –, uma vez decidido que apenas os membros ativos da família real se juntariam à soberana nesse momento.

Príncipe André testa positivo à Covid-19 dias depois de estar com a Rainha Isabel II

André foi afastado das suas funções públicas em 2019, após a polémica envolvendo a norte-americana Virginia Guiffre — uma das vítimas no caso de Jeffrey Epstein, magnata de quem o príncipe seria próximo e que se suicidou na cadeia em 2019 — que o acusou de abusos sexuais, em 2001, quando tinha apenas 17 anos.

Os alegados abusos e o “dia horrível” para André: 7 perguntas e respostas sobre o caso que pode levar o filho da rainha a julgamento

Apesar de André sempre ter negado todas as acusações, o escândalo levou a que, em janeiro deste ano, a monarca britânica lhe retirasse os títulos militares. “Com a aprovação e acordo da Rainha, os títulos militares do duque de York e e a liderança das instituições de que era patrono foram devolvidos”, pode ler-se na nota então partilhada pela casa real na rede social Twitter.