Uma mulher grávida agrediu esta terça-feira uma médica que se encontrava de serviço nas urgências de ginecologia e obstetrícia no Hospital Fernando Fonseca, conhecido como Amadora-Sintra, tendo sido identificada pela PSP.

A notícia está a ser avançada pela CNN Portugal e pelo Jornal de Notícias, que citam uma nota do hospital sobre o incidente, entretanto enviada também ao Observador pela unidade de saúde.

“O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) confirma que ontem, pelas 2h00, uma médica foi agredida por uma utente no serviço de urgência. A utente foi identificada pelo agente da PSP de serviço no HFF e foi acionado o mecanismo interno de apoio a profissionais de saúde vítimas de violência, que inclui apoio clínico, psicológico e jurídico”, lê-se na nota.

O comunicado acrescenta ainda que o conselho de administração do hospital “lamenta profundamente o sucedido e repudia veementemente todo e qualquer ato de violência contra os seus profissionais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a CNN Portugal, a agressão terá ocorrido por volta das 2h da manhã de terça-feira, numa altura em que a médica se encontrava de serviço nas urgências e já tinha até atendido a paciente em questão.

Depois desse atendimento, e já fora do gabinete, a paciente terá voltado atrás para se insurgir contra a médica, tendo pontapeado a mobília do consultório e agredido a profissional de saúde — tendo sido necessária a intervenção de uma enfermeira para imobilizar a agressora.

As agressões ocorreram quando a médica já se encontrava a atender uma outra paciente, também grávida.

As urgências de ginecologia e obstetrícia de vários hospitais do país têm estado mergulhadas em crise devido à falta de profissionais de saúde, que tem obrigado ao encerramento temporário de algumas unidades.

O caso de uma mulher que perdeu o bebé nas Caldas da Rainha colocou o assunto na agenda mediática nos últimos dias, com notícias de vários hospitais a verem os seus serviços de urgência obstétrica condicionados, o que obrigou já ao anúncio de um plano de contingência por parte da ministra da Saúde para os meses do verão.

Grávida perde bebé alegadamente por falta de obstetras no hospital das Caldas da Rainha